BYD prova que vender barato os carros elétricos é o caminho para a liderança

Pedro Alves
Pedro Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Qual a melhor estratégia para uma marca liderar o ranking das que mais faturam com a venda de carros elétricos de passageiros? Apostar em preços mais acessíveis, ou vender um pouco mais caro, aproveitando o facto de o mercado ainda estar disposto a pagar mais por um VE do que por uma versão com motor a combustão?

Olhando para os dados sobre as receitas dos principais fabricantes de carros elétricos na China durante 2024, é a aposta nos preços mais acessíveis que poderá indicar o melhor caminho para o sucesso.

De acordo com um relatório da empresa de análise financeira Sina Finance, a BYD foi a marca que mais faturou com a venda de carros elétricos na China no ano passado, ficando à frente de empresas como a Mercedes, a Volkswagen e mesmo a Tesla. Mas não foi porque vendeu mais caro...

BYD dominou, Tesla nem ficou no pódio

BYD prova que vender barato os carros elétricos é o caminho para a liderança
Imagem: BYD, com edição 4gnews

O relatório da Sina Finance indica que a BYD obteve 52,36 mil milhões de euros em receitas com as vendas de carros elétricos na China (valores convertidos de Yuan para euros).

O segundo lugar em receitas foi obtido pela Mercedes-Benz, com 38,30 mil milhões de euros, enquanto a Volkswagen foi a terceira marca com maiores receitas na China em 2024, faturando 37,76 mil milhões de euros.

A Toyota e a BMW foram as marcas que se seguiram no ranking das que que mais faturaram, relegando a Tesla para o sexto lugar, com o correspondente a 20,1 mil milhões de euros faturados.

Preços acessíveis fizeram a diferença

De acordo com um quadro elaborado pelo ArenaEV, a partir de informações do CarNewsChina, apesar de liderar nas receitas, a BYD foi a quarta empresa com o preço médio por veículo mais baixo, conseguindo um valor de venda de €15,100 - muito abaixo das marcas que se seguiram no ranking.

BYD prova que vender barato os carros elétricos é o caminho para a liderança
O quadro elaborado pelo ArenaEV mostra a correspondência em euros aos valores médios por cada carro vendido na China em 2024, bem como a faturação total registada pelas 15 empresas com maiores receitas nesse mercado.

Segundo o relatório da Sina Finance, cada Mercedes vendido gerou €53,600, enquanto a Volkswagen conseguiu €17,800 por veículo mas, em ambos os casos, os valores referem-se às receitas geradas pelas vendas de carros elétricos e com motor a combustão.

De referir que a Tesla, líder de vendas em termos de unidades em 2024 na China, registou uma receita média de 30,500 euros por cada carro vendido, ou seja, cerca do dobro dos valores registados pela BYD.

Os dados agora divulgados mostram que a estratégia de apostar nos preços acessíveis começam a fazer sentido também no mercado dos VE. E, se neste caso falamos do mercado chinês, as propostas de marcas como a Dacia, Renault ou Citroen na Europa mostram que um dos caminhos para o sucesso poderá ser este.

Pedro Alves
Pedro Alves
À paixão da escrita juntou a da Tecnologia e fez disso profissão durante duas décadas.