A BYD, que recentemente abriu o jogo sobre os próximos dois carros, está a preparar o lançamento de um novo hatchback híbrido plug in para a Europa. A vice presidente da marca, Stella Li, revelou que o BYD Dolphin G vai mesmo ser o primeiro modelo desenvolvido de raiz para o mercado europeu.
Assim sendo, ao contrário do que é comum, não vai ser resultado de uma adaptação de um automóvel vendido na China. Posto isto, a chegada ao mercado deverá acontecer já em 2026. Tudo indica que seguirá uma estratégia semelhante à do Atto 2 DM i, que foi lançado primeiro na Europa e só depois no mercado chinês.
O Dolphin G posiciona-se no segmento dos hatchbacks compactos híbridos plug in, onde irá concorrer diretamente com propostas como o Volkswagen Golf GTE e o Toyota Prius. Este modelo vem complementar o Dolphin totalmente elétrico já comercializado na Europa e responde à procura crescente por soluções híbridas compactas com autonomia elétrica significativa.
Já se sabe que o Dolphin G deverá partilhar a base tecnológica híbrida plug in com o Atto 2 DM i. As dimensões apontam para cerca de 4,3 metros de comprimento e aproximadamente 1,8 metros de largura, valores alinhados com o padrão dos hatches compactos europeus.
O que esperar?
O conjunto mecânico deverá incluir um motor a combustão de quatro cilindros e 1,5 litros, aliado a um motor elétrico dianteiro, com funcionamento em modo híbrido em série e em paralelo.
No Atto 2 DM i, esta configuração oferece uma potência combinada de 193 kW, consumo médio próximo de 1,8 litros por 100 quilómetros e autonomia elétrica a rondar os 90 quilómetros, embora os dados finais do Dolphin G ainda não tenham sido confirmados.
Segundo Stella Li, a decisão de criar um modelo específico para a Europa deve-se ao facto de hatchbacks híbridos plug in não terem expressão relevante no mercado chinês, ao contrário do que acontece no Velho Continente.
A produção europeia da BYD deverá arrancar no próximo ano na fábrica da Hungria, inicialmente com o Dolphin Surf e o Atto 2, estando o Dolphin G previsto para uma fase posterior.
Na Europa, o Dolphin G irá integrar uma gama cada vez mais ampla de híbridos plug in da BYD, que já inclui o Seal U DM i, o Seal 6 DM i e o Atto 2 DM i, bem como modelos da marca Denza. A fabricante chinesa confirmou ainda o lançamento do SUV Sealion 5 DM i no Reino Unido e uma versão híbrida plug in do Atto 3 prevista para cerca de 2027.
