O Salão Automóvel de Xangai 2025 realizou-se esta semana e a BYD, com as suas submarcas Denza, Yangwang e Fangchengbao, marcou presença em força. A gigante chinesa deixou claro que a sua ambição é global e que tem propostas para todos os gostos e segmentos. Desde híbridos plug-in familiares a supercarros elétricos futuristas e até SUVs de luxo, foram muitas as novidades.
Começando pela marca principal BYD, a grande novidade para as famílias europeias (espera-se) é a Seal 6 DM-i Station Wagon. A BYD lançou a sua primeira carrinha, com um formato prático e combina-a com a sua mais recente tecnologia híbrida plug-in DM-i (Dual Mode), que promete consumos muito baixos e grande autonomia combinada.
A marca mostrou também novas variantes do SUV Sealion 6 (uma híbrida DM-i e outra 100% elétrica EV) e ainda um imponente concept SUV de grande porte, o Dynasty-D com 5,3 m de comprimento. Este pretende antecipar um futuro topo de gama e mistura um design arrojado com um interior luxuoso que funde artesanato tradicional chinês e alta tecnologia. Fala-se de 8 ecrãs a bordo.
Denza Z Concept Sports Car é um protótipo
No segmento premium, a submarca Denza (que chegou recentemente à Europa) roubou as atenções com o espetacular Denza Z Concept Sports Car. Este protótipo de supercarro elétrico tem um design agressivo e aerodinâmico e estreia tecnologias de vanguarda da plataforma e3 da Denza.
Destaca-se o primeiro sistemasteer-by-wire (direção sem ligação mecânica) totalmente desenvolvido pela marca, parte de um sistema drive-by-wire completo que inclui até um volante retrátil. E a suspensão DiSus-M, que utiliza campos magnéticos para ajustar o amortecimento em milissegundos, prometendo um controlo e conforto excecionais.
Com a marca Yangwang apresentou o U8L, uma versão de seis lugares do já conhecido (e excêntrico) U8. O U8L vem com "verdadeiras três filas de bancos" com espaço e conforto de luxo, com as tecnologias de base do U8, como a plataforma e4 e a suspensão DiSus-P. E tem funções como a flutuação de emergência em água ou a capacidade de rodar 360 graus sobre si mesmo.
Finalmente, a marca mais recente do grupo, a Fangchengbao, focada no todo o terreno personalizado. Mostrou a sua gama completa (Bao 5, Bao 8 e o novo Bao 3) e fez demonstrações ao vivo de uma tecnologia intrigante. É um sistema inteligente de drones integrados no automóvel. Os detalhes sobre o funcionamento ou utilidade ainda são escassos.
Resta saber se e quando alguns destes modelos vão chegar a mercados globais como Portugal, onde a BYD já tem uma presença forte.