A ansiedade da autonomia e o tempo de espera nos postos de carregamento são, historicamente, os principais entraves à adoção massiva de veículos elétricos. A BYD decidiu atacar este problema de frente como noticiamos há uns meses e os resultados práticos começam a surgir.
Parece que finalmente entre atestar um depósito e carregar uma bateria está prestes a desaparecer. Um novo vídeo a circular nas redes sociais comprova a eficácia da nova tecnologia da marca e mostra um dos seus veículos a ganhar cerca de 400 quilómetros de autonomia em apenas cinco minutos.
BYD quer tornar carregamento rápido como abastecimento a gasolina
O CEO da gigante chinesa, Wang Chuanfu, foi claro ao afirmar que a solução definitiva passa por tornar o carregamento tão rápido quanto o reabastecimento de um carro a gasolina. Para tal, a marca desenvolveu a Super e-Platform, a primeira arquitetura de alta tensão de 1000V produzida em massa para veículos de passageiros.
Esta base tecnológica suporta a nova bateria Flash Charging, que permite correntes de carregamento de 1000A e uma impressionante taxa de carregamento de 10C. Esta inovação chega num momento importante para os condutores.
A tecnologia elétrica evolui a passos largos para reduzir tempos de espera, mas os combustíveis fósseis continuam a apresentar volatilidade nos custos. Por exemplo, esta semana o preço dos combustíveis em Portugal aumentou, o que torna a eficiência destes novos sistemas ainda mais relevante.
Em termos práticos, a bateria ultra-rápida consegue suportar até 1 megawatt de potência de carregamento. As imagens partilhadas online por um utilizador mostram um modelo da BYD a carregar com potências reais de até 746 kW, estimando-se um tempo de carregamento até aos 70% de cerca de 4 minutos e 40 segundos.
A marca garante que o modelo Han L, baseado nesta plataforma, consegue ir dos 10% aos 70% de bateria em apenas seis minutos, com um carregamento completo a demorar cerca de 20 minutos. Já o SUV Tang L consegue adicionar 370 quilómetros de autonomia nos mesmos cinco minutos.
A consistência e a capacidade de entrega da BYD contrastam com as dificuldades de outras fabricantes que lutam para manter a fiabilidade e a satisfação do cliente. A qualidade e a inovação são fatores decisivos na compra de um automóvel e deves consultar quais são as 5 piores marcas de carros diz nova pesquisa para perceberes quem está a ficar para trás nesta corrida tecnológica onde a BYD parece estar a liderar.
A estratégia da BYD não se limita ao mercado doméstico. A empresa planeia trazer o seu sistema Flash Charging para a Europa e outros mercados internacionais, com o objetivo de tornar os postos de gasolina numa coisa do passado.
Promoção do dia
