No início do mês, a construtora chinesa BYD lançou o seu carro elétrico mais barato de sempre. Em causa, o Seagull EV, um citadino que na China está a ser vendido pelo equivalente a 8 900 mil euros.
Pois bem, a marca chinesa já confirmou que o BYD Seagull EV chegará também à Europa em 2025. E este anúncio está já a deixar os seus rivais europeus em alvoroço e a pensar como poderão combater esta proposta bastante acessível.
BYD Seagull EV é barato, mas a sua qualidade é reconhecida pelos pares
São várias as vozes do setor automóvel que já vieram a público elogiar o novo veículo elétrico da BYD. A Caresoft Global, empresa de consultoria no ramo automóvel, já teve acesso ao Seagull EV e mostra-se surpreendida com a sua qualidade e fiabilidade.
Já o presidente executivo da Ford refere-se a este veículo como "muito bom". Martin Sander, responsável pelo departamento europeu de elétricos da Ford, disse: "É claro que ficamos nervosos quando uma nova concorrência chega ao mercado."
Apesar do seu preço bastante acessível, o BYD Seagull EV apresenta algumas características muito interessantes. Por exemplo, no seu interior encontra-se um ecrã rotativo de 10,1 polegadas e um aspeto bastante minimalista.
Este carro chegará ao mercado em duas versões. A primeira conta com uma bateria de 30,08 kWh com uma autonomia estimada de 305 km em ciclo CLTC. Já a segunda versão tem uma bateria de 38,88 kWh e uma autonomia de 405 km.
BYD Seagull EV deve chegar à Europa com preços abaixo dos 20 mil euros
Por enquanto, ainda não se conhece a que preço chegará o BYD Seagull EV ao mercado europeu. Contudo, algumas estimativas apontam para valores abaixo dos 20 mil euros.
Embora seja uma diferença notável face ao preço praticado na China, mesmo que estas previsões se confirmem teremos uma proposta de grande valor. Sem dúvida que será um dos elétricos mais acessíveis do mercado.
As construtoras também estão conscientes disso. Portanto, é normal que já se comecem a sentir ameaçadas com a chegada ao mercado do BYD Seagull EV. Isso fará com que também elas tentem baixar os preços dos seus carros e isso irá, obviamente, beneficiar todos os consumidores.