
O mercado global de veículos de nova energia continua a crescer e os dados mais recentes da TrendForce revelam um cenário cada vez mais dominado pelas marcas asiáticas. No terceiro trimestre de 2025, venderam se 5,39 milhões de unidades em todo o mundo, um crescimento impressionante de 31% face ao ano anterior.
BYD continua a liderar. Geely e Leapmotor surpreendem
A grande vencedora continua a ser a chinesa BYD, que manteve a coroa de líder nas vendas de veículos 100% elétricos, segurando uma quota de mercado de 15,4%. Logo atrás, na segunda posição, a Tesla recuperou terreno com um aumento de 29% nas vendas trimestrais, impulsionada pelo fim de alguns subsídios nos EUA e pelo crescimento na China, atingindo 13,4% de quota.
A surpresa do trimestre vai para o desempenho de marcas como a Geely e a Leapmotor, que ultrapassaram a Xpeng e garantiram o quarto e quinto lugares, respetivamente. A Leapmotor, que se estreou recentemente em Portugal, consolida assim a sua posição como fabricante global a ter em conta.
Em sentido contrário, as marcas europeias e tradicionais continuam a sofrer. A Volkswagen caiu para a sétima posição nos elétricos, prejudicada por quebras fortes na China. A BMW fecha o top 10, pressionada por vendas em queda.
No segmento dos híbridos plug in, o domínio da BYD é ainda mais avassalador, com 27,9% do mercado. A marca chinesa AITO e a Chery completam o pódio. Ou seja, há uma preferência dos consumidores neste segmento pende fortemente para os fabricantes orientais.
A TrendForce prevê que o ano de 2025 feche com um total de 20,43 milhões de veículos vendidos, um aumento anual de 25%, com a eletrificação global a manter se firme apesar das incertezas políticas em alguns mercados.
Promoção do dia
