A BYD apresentou oficialmente em Portugal, nesta quarta-feira (21), o novo DOLPHIN SURF. Um compacto 100% elétrico com aspirações citadinas, o novo modelo tem uma proposta difícil de ignorar: conduzir um familiar elétrico por menos de 30 mil euros.
A promessa chamou a atenção e não desiludiu. O 4gnews esteve presente e tive a oportunidade de testar este que é o 10º veículo lançado pela marca em solo português. E posso adiantar: a experiência surpreendeu.
Design moderno e funcionalidade com um toque de diversão

O visual do novo BYD DOLPHIN SURF destaca-se desde o primeiro olhar. A frente apresenta faróis angulares e bem definidos, integrados com luzes de circulação diurna que reforçam a estética desportiva.
Já a traseira inclui um spoiler prolongado e a faixa de luzes traseiras a que a BYD já nos habituou e que percorre toda a largura do veículo, acrescentando largura visual e melhorando a aerodinâmica.

O percurso começou na Arriba de Cascais e permitiu-me dar uma volta pela zona podendo testar vários aspetos da condução. Tal como foi descrito pela marca, este carro é realmente um kart urbano. Com 3.990 mm de comprimento e 2.500 mm de distância entre eixos, tem um tamanho muito bom para a cidade, mas também para os passageiros.
Conforto para o dia-a-dia

Logo ao entrar no DOLPHIN SURF, senti que a BYD quis surpreender com espaço e conforto num carro tão compacto. A posição de condução é alta, os bancos envolvem bem o corpo e o ecrã rotativo capta imediatamente a atenção. Os bancos desportivos dianteiros, inclusive, consoante a versão, podem incluir regulação elétrica e aquecimento.
Atrás, o espaço para pernas e cabeça acomoda bem até passageiros adultos e, segundo a BYD, podem ser montadas em simultâneo
até três cadeiras de bebé.

O volume da bagageira também não compromete: são 308 litros de capacidade, podendo chegar aos 1.037 litros com os bancos traseiros rebatidos. Em geral, sendo uma pessoa que prefere carros pequenos, fiquei muito bem impressionada com este carro que tem tamanho suficiente para jovens famílias.
Habitáculo Inteligente
Passada a surpresa com o espaço interno, devo admitir também: não estava à espera de tantas funcionalidades num carro compacto, pensado para o meio urbano e nestas faixas de preço.
Por exemplo, o ecrã tátil rotativo de 10,1", que surpreende ao estar disponível inclusivamente na versão base (Active), funciona tanto na vertical como na horizontal e é compatível com Apple CarPlay e Android Auto.
A funcionar como uma central multimédia, este ecrã permite controlo por gestos, barra de atalhos personalizável e até comandos de voz com o simples "Hi BYD". E há mais: desde que fora de contextos de condução, podes fazer karaoke, jogar alguns jogos de arcade e até aceder ao Zoom e ao YouTube.
A tecnologia NFC permite destrancar o carro com o smartphone ou um smartwatch, e através da app BYD é possível regular a temperatura do interior antes de abrir a porta. Sim, tecnologia para todos os lados.
Já a função Vehicle-to-Load (V2L) permite ainda alimentar dispositivos externos diretamente a partir da bateria do carro, até 3,3 kW — uma funcionalidade prática para os mais aventureiros.
Tecnologia de ponta com ADN BYD para uma condução suave

Debaixo da carroçaria está a plataforma e-Platform 3.0, desenvolvida especificamente para veículos elétricos, onde se destaca a Blade Battery. Utilizando uma química LFP (fosfato de ferro e lítio), esta bateria dispensa o uso de cobalto e oferece maior resistência ao calor, prolongando a vida útil.
O modelo está disponível em três versões:
- Active: bateria de 30 kWh e motor de 65 kW (autonomia combinada WLTP até 310 km, 0-100 km/h em 11,1 s);
- Boost: mesma motorização, mas com bateria de 43,2 kWh (autonomia até 427 km em cidade, 0-100 km/h em 12,1 s);
- Comfort: topo de gama, com motor de 115 kW e a mesma bateria de 43,2 kWh (autonomia combinada de 322 km, 0-100 km/h em 9,1 s).
Mesmo a falarmos de um ambiente urbano, a condução é suave e estável. A autonomia também me surpreendeu pela positiva, especialmente no modo urbano.
No centro da motorização está um sistema 8 em 1 integrado num só módulo, que reduz o peso, melhora a eficiência e diminui o espaço ocupado sob o capô.
O carregamento rápido DC varia entre 65 kW (Active) e 85 kW (Boost e Comfort), permitindo recuperar dos 10% aos 80% em apenas 30 minutos, algo que dá mesmo jeito para quem faz viagens mais longas de vez em quando. Em corrente alternada, o carregamento trifásico de 11 kW é padrão em toda a gama.
Tecnologia em nome da segurança

A BYD quis realmente colocar este modelo no mercado como um carro para toda a família. E isso reflete-se não apenas no espaço, mas nas tecnologias pensadas para a segurança.
O novo DOLPHIN SURF inclui airbags frontais, laterais e de cortina, além de um completo pacote do Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS) de série.
Entre os recursos do ADAS estão: controlo de velocidade de cruzeiro inteligente, travagem automática de emergência, assistência à saída da faixa de rodagem e controlo inteligente de máximos. Há ainda monitorização da pressão dos pneus, fecho de segurança infantil e chamada de emergência integrada.
Preço e garantia: uma proposta sólida

O DOLPHIN SURF chega a Portugal com três níveis de equipamento e preços (PVP sem despesas de legalização e transporte) bastante abaixo da média do segmento:
- Active (30 kWh): 20.885 €
- Boost (43,2 kWh): 24.990 €
- Comfort (43,2 kWh): 27.990 €
Disponível em quatro cores (Lime Green, Polar Night Black, Apricity White e Ice Blue) e interior bicolor em preto e cinzento, as primeiras unidades serão entregues já em junho. A BYD oferece uma garantia geral de 6 anos, e 8 anos para a bateria e o motor elétrico.
Reconhecido internacionalmente, o modelo foi finalista nos prémios World Car of the Year, na categoria Carro Urbano Mundial de 2024, reforçando o impacto que está a ter junto da imprensa especializada.
Não sendo grande fã de condução, tenho a dizer que fiquei rendida a este carro.