A BYD está, cada vez mais, a consolidar-se como uma marca “gigante” no setor automóvel. Uma prova disso mesmo é que, no mês de outubro, a empresa chinesa conseguiu alcançar mais um recorde de vendas.
De acordo com a Electrek, foram mais de 500.000 os veículos vendidos pela BYD, o que representa o quinto recorde seguido de vendas num mês. Posto isto, de forma a entender o crescimento, torna-se interessante olhar para os valores que a marca tem obtido, face a períodos anteriores.
Os números da BYD em perspetiva
Para sermos mais exatos, a BYD vendeu um total de 502.657 carros de nova energia (NEV) em outubro. Em termos percentuais, é um crescimento de 20%, tendo o mês de setembro como elemento de comparação.
Dentro do grupo dos NEV, destacam-se os carros elétricos (VE) e os modelos híbridos plug-in (PHEV). Começando pelo primeiro grupo, este contou com 189.614 vendas em outubro, o que é um crescimento de 15%, comparado tanto com outubro de 2023 como com setembro deste ano.
Quer isto dizer que a maior parte das vendas foi precisamente de carros híbridos plug-in. Ao todo, a BYD vendeu 310.912 automóveis deste tipo. Tal como refere a mesma fonte, se olharmos para o período homólogo do ano de 2023, é um aumento de 129%.
Se olharmos para a performance global de vendas da BYD, em 2024, até ao mês de outubro, os números mostram-nos que foram vendidas cerca de 3,3 milhões de unidades NEV. Deste valor, cerca de 1,9 milhões são híbridos e 1,4 milhões são 100% elétricos. Novamente, mesmo nos elétricos, é um aumento de 12% em relação ao mesmo período de 2023.
BYD conseguirá passar a Tesla?
Falar em carros elétricos, muitas vezes, é falar na Tesla, pelo que é natural surgir a comparação com a marca de Elon Musk. Segundo a Electrek, a BYD conseguiu a proeza de fazer mais dinheiro do que a Tesla, pela primeira vez, no terceiro trimestre de 2024.
Contudo, importa referir que, apesar deste dado favorável à marca chinesa, a Tesla continuou a ser líder no setor dos carros 100% elétricos. Entre julho e setembro, a BYD fez 443.426 entregas deste tipo de veículos, face às 462.890 da Tesla.
Apesar da liderança da Tesla, é possível ver que a diferença não é muito grande, atendendo à escala. Por isso mesmo, nada como esperar pelo relatório de vendas do 4º trimestre, de forma a entender se a BYD sempre conseguirá ultrapassar a Tesla neste aspeto ou não.