BYD "agarra" tecnologia da Huawei para superar Tesla e companhia

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

A Tesla continua a ser um gigante no setor dos carros elétricos, mas a concorrência é cada vez mais feroz. Uma prova disso mesmo é a BYD, que se continua a reinventar para fazer frente à empresa de Elon Musk.

De acordo com a Electrek, a BYD acabou de estabelecer uma parceria com a Huawei. A marca de carros chinesa viu na Huawei muito potencial, no que toca à tecnologia de assistência ao motorista.

Desta forma, espera-se que a BYD comece a usar o Qiankun Intelligent Driving ADS 3.0 da Huawei, através da marca subsidiária Fang Cheng Bao. Tudo isto com o objetivo de criar “uma nova era de condução global inteligente e hardcore”, segundo a marca.

O primeiro carro onde a parceria se fará sentir

Nesta fase, o primeiro vislumbre que teremos desta parceria será num automóvel de luxo da BYD. O carro em questão, que é da propriedade da BYD, chama-se Fang Cheng Bao 8.

Apesar deste ser o primeiro a receber a tecnologia da Huawei, espera-se que a mesma chegue a modelos anteriormente lançados da mesma “família”. O Fang Cheng Bao 5, por exemplo, é um desses veículos.

Fang Cheng Bao
Fang Cheng Bao 8

O que tem de tão especial a tecnologia da Huawei?

Entrando em detalhes mais técnicos, pode ser interessante tentar perceber o que fez a BYD querer associar-se à Huawei. Segundo a mesma fonte, este Qiankun ADS 3.0, lançado em abril, contempla vários recursos de grande utilidade.

Um dos principais é o City Navigate on Autopilot (NOA), que é muito semelhante ao Full Self-Driving (FSD) da Tesla. Ao que tudo indica, o que diferencia é a capacidade de oferecer uma experiência mais humana.

Como refere a Huawei, o sistema é perito, por exemplo, a identificar vagas de estacionamento. Tem ainda capacidade de reparar em obstáculos, como portões, de forma a evitar a colisão.

Ainda não se sabe quando a tecnologia da Huawei será lançado nos carros BYD

Quer isto dizer que o condutor poderá, perfeitamente, sair do carro e simplesmente esperar que o automóvel estacione sozinho. No sistema de informação, pode selecionar a vaga que quer ocupar e o carro fá-lo sozinho.

Nesta fase, o BYD Fang Cheng Bao 8 está a ser testado com o Qiankun ADS 3.0 da Huawei. Ainda não se sabe quando será lançado ao certo. Ainda assim, espera-se que não demore muito para que tal aconteça.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.