Bug no FaceTime está a 'aterrorizar' utilizadores da Apple

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

Foi descoberto um bug no FaceTime da Apple que rapidamente se tornou viral nas redes sociais e começou a 'aterrorizar' os utilizadores. Este bug afetava todos os dispositivos compatíveis com o serviço, e permitia o acesso ao áudio de um utilizador antes de este atender a chamada.

Como deves imaginar, esta situação deixou todos os utilizadores bastante preocupados, uma vez que é uma grave violação de privacidade. Especialmente pela facilidade com que qualquer pessoa podia explorar este bug.

O processo era muito simples. Precisavas apenas de iniciar uma chamada FaceTime e enquanto o telefone tocava, pressionavas para adicionar uma nova pessoa à chamada e selecionavas o teu número. Ao seres adicionado (novamente) à chamada, ficavas com acesso ao áudio da outra pessoa, ainda que não tivesse atendido a chamada.

Apple foi obrigada a proibir chamadas de grupo no FaceTime

A Apple rapidamente tomou conhecimento da situação e viu-se obrigada a tomar medidas provisórias, para evitar que este bug fosse utilizado de formas pouco apropriadas. Afinal de contas, a privacidade de vários milhões de utilizadores foi colocada em risco.

Para evitar isso mesmo, desativou as chamadas de grupo no FaceTime. Assim, tornou-se impossível adicionar pessoas a uma chamada, e por consequência tirar proveito deste bug. A empresa de Cupertino já está a trabalhar numa solução e diz que deverá lançar um patch durante esta semana.

Mas este bug não se fica por aqui, existia ainda um 'pequeno detalhe' que o tornava ainda mais grave. Existia também uma situação em que o utilizador que estava a realizar a chamada podia também ter acesso ao vídeo da outra pessoa.

O mais caricato é a forma como isto acontecia. Normalmente, quando recebemos uma chamada que não queremos atender, pressionamos o botão 'de energia' para silenciar a chamada. Pois bem, essa mesma ação dava à pessoa que estava a ligar acesso ao vídeo do teu iPhone. Não será difícil imaginar as dezenas de situações que esta quebra de privacidade poderia ter resultados extremamente graves...

Editores 4gnews recomendam:

Apple poderá lançar serviço de subscrição para jogos ‘à lá Netflix’

Apple: O conceito do iPhone 11 que todos queremos ver (vídeo)

Microsoft Office 365 chegou à Mac App Store da Apple

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.