O lançamento do Windows 11, ao contrário de outras versões mais antigas, não tem sido o mais bem recebido pela comunidade. Com a chegada do novo sistema operativo, surgiu um leque de problemas de compatibilidade, mudanças de design controversas e muitos bugs.
Um bug sem solução oficial
Um user da plataforma Microsoft Community Forums reportou, no início do mês, um problema na nova build do Windows 11.
Esta nova versão, lançada no início de junho, tem sofrido de um bug persistente de alta utilização do CPU, ligado a um serviço específico do OS.
O utilizador, 'leginmat90', adicionou que este problema pode ser resolvido manualmente, através da desativação do Microsoft Cross Device Service.
Este serviço, como evidencia o nome, é encarregue de conectar, sincronizar e partilhar dados do PC com outros dispositivos.
O suporte para Phone Link, integrado neste serviço, foi identificado como o principal suspeito do bug, no entanto, também pode derivar de mudanças mais antigas à build.
O Phone Link é uma funcionalidade que permite tornar qualquer câmara de um dispositivo Android numa webcam para o PC, usando tanto a câmara traseira como a frontal.
Infelizmente, para aqueles utilizadores que queiram usufruir deste serviço, a Microsoft ainda não foi capaz de oferecer uma solução.
Fontes da Neowin tiveram a possibilidade de conversar com uma engenheira da Microsoft, Jennifer G, que confirmou a atenção da empresa face a este problema:
Apreciamos a paciência (dos utilizadores), já identificámos a causa do problema e estamos a trabalhar numa solução.
Um bug que consome 10% do CPU do utilizador, juntamente com os problemas da Recall, deixa-nos a pensar sobre quais deveriam ser realmente as prioridades da Microsoft. Nunca a empresa havia lançado um sistema operativo que suscitasse tantos problemas aos seus utilizadores até ao Windows 11.
Aqueles que ainda utilizam o Windows 10 poderão continuar a utilizá-lo até 2025, com o lançamento da versão 22H2.