Brasil confirma os Galaxy S21 sem carregador e auriculares Samsung

Rui Bacelar
Comentar

A contestação ao novo iPhone 12 e à decisão da Apple em remover os fones de ouvido (auriculares) e carregador da caixa dos smartphones foi imensa. A internet vibrou com críticas mordazes e as fabricantes, incluindo a Samsung, seguiram a deixa.

Esta mesma Samsung que satirizou a atitude da Apple, um comportamento já comum entre as principais players no mercado mobile, seguirá agora os passos da rival. Certo é que o ambiente agradecerá esta medida, e não prejudicará os cofres da empresa.

A ANATEL certificou os Samsung Galaxy S21 para o Brasil

Carregador de Viagem - Tipo C da Samsung

A Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), órgão regulador do Brasil já homologou as três variantes dos Samsung Galaxy S21, com a versão base (S21) a ter o número de modelo M-G991B/DS, tendo as demais versões também sido certificados.

O procedimento de certificação foi noticiado primeiramente pelo portal Metrópoles, entidade brasileira que causou grande impacto nas redes sociais perante a medida da fabricante sul-coreana. Primeiro a crítica, depois a imitação, criticam vários fãs.

A ação, aparentemente confirmada, surge sem grande surpresa. Se os anos de experiência e atenção ao mercado de smartphones nos ensinaram algo foi que a Apple é ótima a criar tendências, algumas inusitadas, mas com a maioria a serem replicadas.

As redes sociais vibraram no Brasil

Nem venha com esse negócio de sem carregador, senhora Samsung...

— Flaconverge (@Flaconverge) 8 de dezembro de 2020

Com base nas fugas de informação contamos com a apresentação oficial dos Samsung Galaxy S21 a 14 de janeiro. Composta por três modelos - S21, S21 Plus e S21 Ultra - terão um novo design, além de melhorias nas câmaras fotográficas e desempenho.

Entretanto, com a remoção do carregador USB sendo uma quase certeza, tal como os auriculares, resta-nos esperar para ver se mais fabricante seguem este exemplo. Relembramos que a Samsung é a fabricante líder de mercado e pode influenciar as demais.

Por fim, foi também no Brasil que uma recente ação interposta pela Secretaria Nacional do Consumidor notificou a Apple, Samsung, Motorola, Xiaomi, LG e ASUS da importância destes acessórios, a remoção dos quais violaria os direitos do consumidor.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.