BQ Aquaris X5 Plus já está a receber o Android 7.1 Nougat

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A BQ começou a semana com uma excelente notícia para todos os utilizadores do seu Aquaris X5 Plus. O seu smartphone mais poderoso até à data começará a receber a atualização para o Android 7.1 Nougat, a mais recente versão do sistema operativo da Google e as novidades são variadíssimas!

As atualizações de software são sempre alvo de acesa discussão e controvérsia entre os utilizadores de Android. A demora em receber software oficial da marca, os bugs que, uma e outra vez, teimam em estar presentes nas compilações iniciais de software, entre tantas outras fontes de desagrado.

Contudo, o simples facto de uma marca, ainda jovem e pequena, se empenhar em atualizar prontamente os seus smartphones é digna de louvor. Agora, vamos conhecer as novidades que esta atualização trará a todos os utilizadores do Aquaris X5 Plus.

As novidades para o Aquaris X5 Plus

Assim que instalares a atualização no teu Aquaris X5 Plus poderás desfrutar do Android 7.1 Nougat, uma versão que ainda só está presente em cerca de 0.4% dos dispositivos Android em circulação. Serás um dos eleitos e terás direito a todas as novidades desta nova versão.

No teu Aquaris X5 Plus poderás agora ter duas aplicações abertas em simultâneo no ecrã e configurar o tamanho de cada janela. Bem-vindo ao multitasking. Também poderás mudar de aplicação simplesmente com um duplo toque.

Terás ainda as notificações agrupadas. Poderás consultar as tuas novidades de forma fácil e rápida graças às notificações agrupadas. Só tens de tocar nas notificações para visualizá-las e abrir o seu conteúdo. Além disso, poderás responder às mensagens diretamente a partir da respetiva notificação.

Informações de emergência para que possas aceder aos teus contactos e dados de emergência (grupo sanguíneo, alergias ou observações médicas) em caso de necessidade é fácil e rápido: basta um toque no ecrã de bloqueio.

Novo launcher para o Aquaris X5 Plus

O novo launcher da BQ incorpora mais funcionalidades no teu Aquaris X5 Plus. Por exemplo, poderás fazer duplo toque em qualquer parte do ecrã para desligá-lo ou pode aceder ao tabuleiro de aplicações deslizando o dedo sobre a barra inferior.

As aplicações de Telefone e SMS foram renovadas. Agora, a app do telefone identifica as chamadas de SPAM, indica-te quem está a chamar ainda que não tenha o teu contacto ou permite-te procurar o número de um estabelecimento pelo nome.

A nova app SMS é compatível com a norma de mensagens RCS, graças à qual podes enviar mensagens enriquecidas (mensagens de texto de grupo ou com emojis, conteúdo multimédia ou notas de áudio, por exemplo) através da rede de dados ou Wi-Fi.

Com o Android 7.1 para o Aquaris X5 Plus, podes fazer ações rápidas em relação às apps no respetivo ícone no ecrã de início e no tabuleiro de aplicações. Por exemplo, poderás criar um lembrete ou evento tocando no Calendário Google.

Por último, terás ainda o "Modo Noturno". Com esta função, o ecrã fica com um tom alaranjado para reduzir a luz azul emitida e ajudá-lo a descansar melhor. Ao configurá-lo, escolha entre três opções: “Configuração automática”, “Do entardecer ao amanhecer” e “Configuração manual”.

Outros temas relevantes:

Dica: Personaliza o teu Android com este guia da Google

Benchmark revela especificações da próxima placa gráfica de topo da AMD!

Samsung Galaxy S8 e Galaxy S8+ voltam a ser fotografados

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.