BQ apresenta os novos smartphones BQ Aquaris V e BQ Aquaris V Plus

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A BQ é uma das principais empresas tecnológicas europeias, das poucas, aliás. O seu objetivo é ajudar as pessoas a entender a tecnologia, estimulando-as a utilizá-la e inspirando-as a desenvolvê-la e isto é um dos factores que, pessoalmente, mais me atrai nesta marca espanhola que nos surpreendeu com os novos BQ Aquaris V e BQ Aquaris V Plus.

Vê ainda: que receberão o Android Oreo

Com efeito, hoje dia 19 de setembro, a jovem marca apresentou duas novas gamas de smartphones, Aquaris V que conta com os smartphones BQ Aquaris V e BQ Aquaris V Plus, para além da Aquaris U2 que conta com os smartphones Aquaris U2 e Aquaris U2 Lite.

Com estes dois novos equipamentos, os BQ Aquaris V e V Plus, a jovem marca espanhola quer dirigir-se a um público jovem, apostando em especificações chave como a câmara, a autonomia e a experiência multimedia. No geral temos aqui dois novos smartphones muito equilibrados com linhas suaves e elegantes.

Estes são os novos BQ Aquaris V e BQ Aquaris V Plus

A BQ sempre se destacou no segmento de mercado de gama média com smartphones Android entre os 150 a 300's e poucos euros. Apostando, e bem, numa interface (UI), simples e fiel ao Android puro, a BQ tem conseguido atualizar prontamente os seus novos smartphones com as novas versões do sistema operativo Android.

As cores e o design deste novo BQ Aquaris V Plus:

Ambos os smartphones são muito semelhantes entre si, tanto a nível de design, esquemas de cor como também no seu interior, partilhando várias das suas características e especificações técnicas.

Entre estas, a fotografia é uma das imagens de marca da BQ, é um dos quesitos em que mais melhorias temos sentido nas nossas análises / reviews. Para esta gama, a tecnológica optou por um sensor Sony IMX386 de 12 MP e tecnologia Big Pixel.

Graças ao tamanho dos pixels 1,25. Esperemos que estas melhorias se traduzam em melhores fotos, algo que só poderemos avaliar com uma análise rigorosa aqui, na tua 4gnews.

Ecrã ainda melhor nestes BQ Aquaris V e BQ Aquaris V Plus

A BQ fez uma aposta no ecrã e som para oferecer uma reforçada experiência audiovisual à geração que mais conteúdo multimedia consome.

O novo smartphone "V" (com 5,2 polegadas e resolução HD) e o Aquaris V Plus (5,5 polegadas e resolução FHD) contam com vidro curvo 2,5D, brilho de 520 e 570 nits (brilho) respetivamente e vidro japonês NEG Dinorex ultrarresistente.

Esperemos que pelo menos consiga aguentar umas boas quedas e sobreviver aos riscos nas mãos do público mais jovem uma vez que este é o target audience para os novos smartphones da tecnológica espanhola.

No que diz respeito ao áudio, destaca o seu amplificador inteligente TFA9896 de NXP, a saída de auriculares com níveis de distorção inferiores a 0,006% em máximo volume e o codec de áudio Bluetooth aptX, que reduz a latência e a perda de qualidade típica em codecs tradicionais.

Baterias de 3400mAh e 3100mAh no BQ Aquaris V Plus e BQ Aquaris V

Ambos utilizam o processador (SoC) Snapdragon 435 da Qualcomm, um "motor" Octa Core (8 núcleos) que, aliado uma bateria de 3400 mAh (no Aquaris V Plus) e 3100 mAh (no Aquaris V), oferece a autonomia que caracteriza os dispositivos da marca.

Também incluem carga rápida Qualcomm Quick Charge 3.0, imprescindível aos mais jovens (e menos pacientes). Sendo construídos em metal facilmente lhe perdoamos a ausência de carregamento sem-fios uma vez que tal seria impossível.

“Os utilizadores entre os 16 e os 24 anos são os que fazem um uso mais intensivo dos seus telemóveis e os que melhor aproveitam todo o seu potencial. Com a nova gama Aquaris V, aproximamo-nos deste público através de dispositivos com as especificações para eles fundamentais e de um design muito atrativo que potencia o metal“ explica Rodrigo del Prado, Diretor Geral Adjunto da tecnológica espanhola.

Características e preços dos BQ Aquaris V e BQ Aquaris V Plus

A gama "V" conta com tecnologia NFC e sensor de impressão digital e receberá a atualização a Android 8 Oreo, mantendo a sua UI (interface) com Android puro, traço que sempre caracterizou a marca e a destacou das demais.

Vê ainda: YouTube onde terás também as nossas LiveCasts e os nossos PodCasts semanais.

Qual a tua opinião sobre os dois novos smartphones da marca espanhola? Ambos vão receber o Android 8.0 Oreo, ambos possuem uma bateria de alta capacidade, ambos aparentam ser bem construídos em metal e vidro.

Até mesmo o seu preço, 209€ e 259€ para as versões base parece estar bastante em conta mas, será que a marca deveria arriscar mais? Lançar um smartphone mais irreverente? Deixa-nos a tua opinião abaixo, nos comentários.

Outros assuntos relevantes:

Xiaomi Chiron aparece no GFXBench – Será o Xiaomi Mi Note 3 Pro ?

Instagram está a ficar mais ruidoso e atraente para os investidores

o Z?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.