Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Boas novidades: smartphones Xiaomi vão receber recursos fotográficos inovadores baseados em IA

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Hoje, a Xiaomi apresentou o novo Civi 4 Pro na China e aproveitou a ocasião para anunciar também as próximas atualizações de software para os modelos Xiaomi 14 e Xiaomi 13 Ultra, disponíveis a nível global.

E as notícias não podia ser melhores. Estes dois modelos vão receber os recursos de fotografia, baseados em IA, presentes no Xiaomi 14 Ultra.

Modo IA Master Portrait será a novidade da atualização

cartaz de apresentação do Xiaomi 14 Ultra
Os recursos para fotografia, baseados em IA, foram apresentados pela primeira vez no Xiaomi 14 Ultra Crédito@Xiaomi

Segundo o anúncio da marca chinesa, os modelos Xiaomi 14 e 13 Ultra vão receber o modo Master Portrait, baseado em tecnologia IA. A atualização vai ser disponibilizada em abril para o Xiaomi 14 base e em junho para o Xiaomi 13 Ultra.

Saliente-se que este recurso vai também chegar ao Xiaomi 14 Pro que mantém-se como um modelo exclusivamente vendido no mercado chinês.

O modo Master Portrait foi disponibilizado, pela primeira vez, no modelo Xiaomi 14 Ultra. Com este recurso, é possível recorrer à tecnologia IA integrada para remover rugas, uniformizar o tom de pele e melhorar algumas características do sujeito do retrato, como por exemplo os olhos.

Mas a funcionalidade suporta também gravação de vídeo 4K a 60 frames por segundo (fps) com zoom contínuo, gravação 8K a 30 fps e ainda câmara lenta com resolução 4K a 120 frames por segundo.

Outra das novidades desta atualização será a tecnologia AISP – Xiaomi AI Image Semantic Processor. Anunciada como a primeira plataforma de fotografia computacional de grande modelo de IA, a AISP recorre ao HyperOS para um maior processamento de CPU, GPU, NPU e ISP.

Na prática, esta plataforma permite usar recursos como o negativo Ultra RAW e é compatível com software profissional de edição de imagem. Conta também com o recurso Ultra Snap que consegue captar 150 fotos, recorrendo a algoritmos avançados.

Tanto o Xiaomi 14 como o 14 Ultra estão atualmente disponíveis na Xiaomi Store online com preços a partir de 1099,99 € para o modelo base e desde 1499,99 € para o modelo Ultra.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt