Boas notícias para os viajantes com roaming gratuito até 2032

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Na União Europeia, o roaming vai manter-se gratuito por mais dez anos, até 2032.

O acordo foi alcançado esta madrugada e permite que os cidadãos da UE usem os serviços móveis, sem pagarem qualquer tarifa adicional.

Regime renovado entra em vigor dia 1 de julho de 2022

Foi durante esta madrugada que o Conselho Europeu e o Parlamento Europeu chegaram a um acordo que visa prolongar o roaming gratuito na União Europeia, por mais dez anos, ou seja até 2032.

Este acordo garante que os cidadãos da União Europeia podem utilizar qualquer serviço móvel – navegação na Internet, chamadas telefónicas e mensagens de texto – em qualquer país do espaço europeu, sem necessitarem de pagar uma tarifa adicional (roaming).

A medida estava já me vigor desde 2017, mas o seu prazo expirava no dia 30 de junho de 2022, daí a decisão do prolongamento do regime por mais dez anos, com o novo regulamento a entrar em "ação" a 1 de julho do próximo ano.

Qualidade e rapidez de ligação móvel igual às dos seus países de residência fixa

O acordo agora alcançado prevê também medidas para a qualidade e rapidez
dos serviços móveis

Mas as entidades europeias foram mais longe e o acordo agora alcançado prevê também que os cidadãos europeus tenham direito à "mesma qualidade e rapidez de ligação móvel" que têm nos seus países de residência fixa. Isto partindo do princípio que as condições de rede no país em que se encontram são as mesmas que no seu país de origem.

Esta última medida, de acordo com as instituições europeias, visa impedir que os fornecedores de serviços móveis reduzam a qualidade para clientes estrangeiros com a mudança da ligação de 4G para 3G, esclarece o Parlamento Europeu no comunicado divulgado.

Sobre o acordo agora alcançado, Margreth Vestager, comissária europeia para a concorrência e vice-presidente da pasta Uma Europa Preparada para a Era Digital, já se mostrou satisfeita com os resultados obtidos, afirmando ainda que com "este novo regulamento também melhoramos a qualidade da experiência de roaming".

Editores 4gnews recomendam:

  • Instagram vai trazer de volta uma opção adorada
  • Samsung suspende atualização mais pedida para os Galaxy Z Fold3 e Z Flip3
  • Xiaomi vai suspender beta build da interface MIUI 12.5 muito em breve
Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt