Boas notícias, developers! Microsoft traz comando Sudo para Windows 11

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 1 min.

Já não deve faltar muito tempo para vermos o resultado da nova iniciativa da Microsoft, que consiste em trazer o comando integrado Sudo para o Windows 11, bastante útil para quem trabalha como developer. Este novo upgrade facilita, por exemplo, tudo o que envolva teste de scripts.

Antes de mais, o que significa Sudo? De acordo com o portal de notícias do The Verge, significa "Superuser Do". Na prática, é um comando que tem bastante relevância em sistemas operacionais como Linux ou macOS. Garante, ainda, uma segurança superior para quem executa este tipo de atividade.

Na base da ideia da Microsoft está uma noção bastante simples: fazer com que os developers consigam "executar ferramentas elevadas a partir de uma sessão de console não elevada", tal como refere o The Verge. Trata-se, assim, de uma solução ergonómica e familiar, de acordo com Jordi Adoumie, gerente de produto da Microsoft.

Ainda não será em 2024 que o comando Sudo se junta ao Windows 11

Como referido anteriormente, deve estar para breve, mas é importante referir que, neste caso, "breve" dificilmente será ainda em 2024. Nesta fase, o Sudo está a ser testado enquanto versão Canary mais recente do Windows 11. A configuração fará com que o comando a ser desenvolvido tenha três modos essenciais. Estes são: uma nova janela, com entrada desabilitada e inline.

Imagem Ilustrativa do Windows
Imagem Ilustrativa Windows 11: (via Microsoft)

Esperam-se detalhes sobre segurança na configuração inline do Sudo

Ainda não há mais detalhes a serem fornecidos sobre a adoção do Sudo para o Windows 11, mas sobre o tema, Adoumie deixa bem claro que os próximos meses serão de trabalho intenso para potencializar ao máximo esta iniciativa e que, assim que possível, novos detalhes serão dados sobre implicações de segurança na configuração inline do Sudo.

Trata-se, assim, de uma boa notícia, em particular, para quem trabalha na área da informática, enquanto developer.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.