Um executivo da BMW sugeriu uma maneira para os veículos elétricos (VEs) aumentarem as suas vendas, mas a ideia deve motivar opiniões conflituosas. A sugestão é criar faixas próprias nas estradas reservadas apenas para os VEs.
Recorde-se que a Europa já aprovou o fim dos carros a combustão a partir de 2035. Procurar uma forma para estimular cada vez mais estas vendas alinha-se então com este objetivo.
A BMW acredita no crescimento da e-mobilidade
Numa entrevista ao jornal alemão Münchner Merkur, o chefe da produção da BMW na Alemanha, Milan Nedeljkovic, sugeriu que os veículos elétricos deveriam ter as suas próprias faixas nas estradas. Para Nedeljkovic, a medida pode ajudar os carros elétricos a superarem os seus equivalentes a gasolina.
A sugestão do executivo surge num momento em que os diferentes países europeus e fabricantes de automóveis do continente buscam formas de estimular as vendas de VEs e alcançarem a meta de tirar todos os veículos a combustão das ruas até 2035.
Para Nedeljkovic, a sua ideia funcionaria como um plano alternativo, argumentando que os incentivos do governo não são suficientes a longo prazo. Embora a Alemanha tenha sido criticada como local para produção, a BMW está a aumentar a produção naquele país.
De acordo com o executivo, este ano a fabricante vai produzir mais de um milhão de carros no país, um aumento significativo em comparação com os 936 mil produzidos em 2023 nas fábricas de Dingolfing, Munique, Regensburg e Leipzig.
Quanto às vendas de VEs estarem supostamente lentas na Alemanha, a BMW mostra-se positiva e espera que esses números cresçam.
"Esperamos um crescimento significativo na e-mobilidade. Nas nossas fábricas na Baviera, 1 em cada 3 carros que saírem da linha de produção este ano será totalmente elétrico. Isso mostra que o interesse dos clientes pelos nossos modelos elétricos continua alto", pontuou Nedeljkovic.