Recentemente, soubemos que a BMW esteve prestes a lançar um supercarro elétrico que, infelizmente para os fãs, acabou por nunca ser lançado. Tratar-se-ia de um conceito interno, que, segundo rumores, se chamaria BMW i16. Este foi posto de parte, em prol da aposta no BMW SUV XM.
De acordo com o BMW Blog, a gigante automóvel esteve muito perto de entrar em fase de produção. O mais fascinante neste veículo é que iria ter uma potência de até 1300 cavalos e um design "desportivo, ousado e inconfundivelmente futurista". A descrição é feita por fontes internas da própria BMW (via Car Scoops).
O que impediu a BMW de continuar?
Com base na informação de que dispomos atualmente, tudo indica que terão sido dois os principais motivos que fizeram a BMW recuar: lucro e viabilidade. Antes do lançamento, consta que a marca considerou que o carro poderia não satisfazer nestes requisitos, tendo acabado por dar um “passo atrás”.
A juntar a isso, a BMW, alegadamente, não acreditava que o mercado estivesse preparado para um carro semelhante a esse. Um fator que poderá ter pesado nessa consideração da BMW terá tido a ver com a desaceleração das vendas de carros elétricos, em 2024.
A título de curiosidade, quanto a um supercarro da marca, não deixam de ser interessantes as declarações de Steve Saxty, feitas numa ocasião anterior. O autor e historiador ligado à gigante alemã chegou a referir que "todos os dias na BMW, alguém está a projetar um novo M1".
Recorde-se que este supercarro foi fabricado no final dos anos 70 e, desde então, a marca ainda está por encontrar um sucessor à altura. Poderia ter sido o BMW i16, mas, aparentemente, a BMW não viu o potencial suficiente nele.
O próximo grande projeto da BMW
Por falar em M1, importa mencionar que a BMW, ao que tudo indica, está com grandes planos para o M3. A empresa está a criar um M3 100% elétrico, sendo que se especula que poderá ter uma potência a rondar os 1000 cavalos.
Espera-se também que este possa ter quatro motores elétricos. Tudo isto junto faria dele um supercarro, mas já se sabe: os planos por vezes mudam e o sucessor (que nunca o chegou a ser) do BMW M1 é uma prova disso mesmo. Resta esperar por futuras confirmações da BMW.