A BMW parece estar comprometida com o alargamento da sua frota de elétricos, agora com dois modelos de entrada. Ao que tudo indica, a administração da empresa aprovou o desenvolvimento dos novos BMW i1 e BMW i2.
A notícia é avançada pela publicação AutoCar, que obteve informações junto de fontes próximas da empresa. O objetivo destes modelos é oferecer ao mercado duas alternativas mais baratas na gama de elétricos da construtora alemã.
BMW i1 e BMW i2 serão lançados até ao final da década
O processo de desenvolvimento destes veículos está ainda numa fase inicial. No entanto, é referido que a empresa planeia lançar o BMW i1 em 2027, ao passo que o BMW i2 está planeado para 2028.
Os preços destes veículos elétricos ainda é uma incógnita. Contudo, o modelo elétrico mais acessível da marca atualmente começa nos 49 700 €, portanto, terá de ficar bem abaixo desse patamar.
A BMW esclareceu recentemente que não irá descontinuar os seus modelos da Série 1 com o intuito de ter uma proposta cativante para o público mais jovem. Com efeito, o novo BMW i1 irá coexistir com uma versão a gasolina do BMW Série 1.
Tudo indica que o novo BMW i1 será um carro com estilo hatchback, ao passo que o BMW i2 será um crossover compacto. O último deverá surgir como um sucessor espiritual para o BMW i3, o primeiro elétrico lançado pela construtora alemã.
Novos elétricos serão construídos com a plataforma Neue Klasse
As notícias dão ainda conta de que estes dois novos veículos serão desenvolvidos na plataforma Neue Klasse. Ainda assim, usarão duas variações da mesma, possibilitando o desenvolvimento de versões com tração dianteira ou tração total.
Já no que respeita às suas baterias, estes terão uma densidade energética inferior às propostas de gama alta da BMW. Com efeito, utilizarão a tecnologia 800V NBx.
Estas baterias beneficiam de velocidades de carregamento mais rápidas, oferecendo maior conveniência aos condutores. As suas células cilíndricas reduzem os tempos de carregamento em cerca de 30% e a sua autonomia aumentará em cerca de 20% face às células prismáticas atualmente em uso.
A BMW reiterou ainda o seu compromisso com os modelos da Série 1 e Série 2, sobretudo após as notícias de que a Mercedes irá descontinuar o Classe A em 2026. Estas duas séries continuarão a apresentar-se como uma proposta de entrada na sua frota, sobretudo para os mais jovens.