A BMW estabeleceu uma parceria com a Daimler AG (dona da Mercedes-Benz) para o desenvolvimento de tecnologia de condução autónoma. A parceria promete incluir desenvolvimento até ao nível 4 – que é definido como condução totalmente autónoma.
Neste tipo de nível os carros já conseguem controlar tudo ao redor, devendo o condutor supervisionar por questões de segurança. O planeamento de ambas as construtoras prevê trazer veículos com a tecnologia para o público até 2024.
Como vai funcionar a parceria
A BMW e a dona da Mercedes - Daimler AG - vão juntar 1200 especialistas em condução autónoma de ambas as empresas. Os grupos vão focar-se em construir “sistemas de assistência à condução”, que incluem sensores e ainda juntar centros de dados para o desenvolvimento do software.
As duas marcas irão implementar a tecnologia de forma independente nos seus carros
A parceria vai desenvolver sistemas de assistência à condução, condução autónoma em autoestrada e estacionamento automático. As tecnologias serão, no entanto, implementadas de forma independente nos carros das construtoras.
Ter na estrada veículos com nível 4 de condução autónoma daqui a cinco anos será algo interessante, mas que terá que ser consciencializado nos condutores. O tecnologia Autopilot da Tesla, por exemplo, leva alguém menos informado a pensar de que se trata de condução totalmente autónoma, quando se fica apenas pelo nível 2, e não dispensa que o condutor retire as mãos do volante.
O trabalho será certamente feito da melhor forma, para que as falhas destes sistemas sejam colmatadas. A Tesla, por exemplo, já trabalha no reconhecimento de peões ou ciclistas pelos seus carros. Pelo que daqui a cinco saberemos se as marcas cumpriram ou não o objetivo agora traçado.
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