A BMW deu um passo importante para uma mudança significativa nos seus carros elétricos e quem sabe no mercado. O primeiro protótipo com uma bateria em estado sólido já chegou às estradas para o seu necessário período de testes.
Aquilo que mais destaque merece nesta notícia é mesmo a tecnologia da bateria deste carro. As baterias de estado sólido são vistas como o futuro dos carros elétricos porque permitirão uma autonomia maior a um preço inferior.
BMW desenvolve um modelo i7 equipado com as novas baterias em estado sólido
Para este período de testes, a construtora alemã optou por personalizar um exemplar de um BMW i7 com esta revolucionária bateria. Os primeiros resultados parecem animadores e resultam de uma parceria com a empresa Solid Power, Inc em vigor desde 2022.
O veículo utilizado nestes testes é baseado na arquitetura de 5ª geração da BMW recorrendo a células prismáticas nos seus módulos. Um detalhe que possibilitou a inclusão destas baterias de estado sólido no interior do carro.
O grande benefício deste tipo de baterias é a sua maior densidade energética. Isto significa que conseguem armazenar mais energia no mesmo espaço das baterias de iões de lítio usadas atualmente.
Deste modo, a BMW espera conseguir oferecer ao mercado veículos elétricos mais acessíveis com uma maior autonomia. Dois detalhes que todos gostamos de ler e podem ter um impacto profundamente positivo no mercado.
Já o lançamento do primeiro veículo com este tipo de baterias continua a ser uma grande incógnita. A empresa alemã refere que os testes das baterias em estado sólido irão continuar, o que significa que ainda não estão preparados para as colocar no mercado.
A BMW não é a única a testar este tipo de baterias nos seus carros elétricos. Marcas como a Mercedes ou BYD também estão a iniciar a sua aposta nestas baterias.
No caso da empresa alemã, a perspetiva repousa no desenvolvimento de baterias com uma autonomia a rondar os 965 km com uma redução de custos na casa dos 40%. Já a BYD parece estar num estado mais avançado, prevendo o lançamento dos primeiros elétricos com baterias em estado sólido para 2027.