Aparentemente, está a caminho uma aliança renovada no mundo automóvel. Trata-se de uma união entre a Toyota Motor e a MBW que estão a unir esforços no fabrico de carros de célula de combustível, movidos a hidrogénio.
De acordo com a Nikkei Asia, esta é uma forma de “combater” o crescimento menos efusivo do interesse por carros elétricos, nos últimos tempos. Por isso mesmo, espera-se que a BMW arranque com a produção massiva de automóveis a hidrogénio, nos próximos anos.
O “acordo” entre Toyota e BMW
Ao que tudo indica, o acordo entre as duas marcas vai ser feito nos próximos dias. Neste caso, mais concretamente, a 5 de setembro, em conferência de imprensa. Recorde-se que a BMW e a Toyota já são aliadas há mais de uma década.
Desde junho de 2012, as duas marcas têm uma parceria relativa ao setor automóvel “verde”, ligado ao hidrogénio. A questão é que, nessa parceria, o papel da Toyota era bastante minoritário, o que deverá mudar no novo acordo.
Segundo a mesma fonte, a Toyota passará a oferecer à BMW mais componentes indispensáveis à construção deste tipo de veículos. Espera-se que a marca japonesa providencie à marca alemã tanques de hidrogénio e sistemas de célula de combustível.
O “masterplan” da BMW
Ciente do potencial deste tipo de automóveis, é expectável que a BMW comece a fabricar o iX5 Hydrogen em massa nos próximos anos. A parceria com a Toyota pode ser muito proveitosa, no sentido em que, previsivelmente, reduzirá bastante os custos de desenvolvimento e produção.
No entanto, o plano da BMW não acaba aí. Na década de 2030, supostamente, a marca tem o objetivo de já ter lançado vários modelos. Tudo isto depois da grande aposta futura e já delineada no iX5 Hydrogen.
Os carros a hidrogénio poderão ser o futuro, até porque, atualmente, a sua disseminação está muito reduzida na Europa. Como refere a Nikkei Asia, no “velho continente”, só há 270 postos de abastecimento. A título comparativo, os carros elétricos tinham 632.000 postos até ao fim de 2023 na União Europeia (UE).
Carros a hidrogénio são mais “amigos” do ambiente?
Quando se fala em carros movidos a hidrogénio, é frequente que se pense que tal é benéfico em termos de sustentabilidade. No entanto, isso depende da forma como os mesmos são concebidos. Quem o refere é a própria BMW, no seu site oficial.
“Se a eletricidade usada vier de energias renováveis, a produção de hidrogénio tem uma pegada de carbono neutra. Se, por outro lado, combustíveis fósseis forem usados, isso acaba por ter um impacto adverso na pegada climática de um carro a hidrogénio”.
Por isso mesmo, e com base na informação dada pela marca alemã, a resposta à pergunta “Carros a hidrogénio são amigos do ambiente?” é simples: depende.
Resta esperar para ver o resultado final que decorrerá desta parceria entre Toyota e BMW. No entanto, uma coisa parece certa: o papel da Toyota vai assumir maior destaque.