Atualmente, o setor automóvel é responsável pela emissão de 23% do CO2 global, tornando a descarbonização do transporte urgente e essencial para alcançarmos as metas de combate às alterações climáticas. Mas será isso suficiente no contexto desta indústria? A BMW acredita que não.
Segundo a fabricante, o foco deve ir além das emissões dos escapes e começar desde o processo de produção dos veículos. De acordo com a Agência Internacional de Energia, a produção de um carro de combustão interna emite, em média, 6 toneladas de CO2, enquanto um veículo elétrico emite 8 toneladas.
Toda a cadeia de fabricação precisa ser revista
De acordo com o chefe de estratégia de sustentabilidade e mobilidade da BMW, Dr. Thomas Becker, não será possível cumprir o Acordo de Paris se não forem tomadas medidas em relação à cadeia de abastecimento.
“Só trocar o sistema de transmissão não vai levar-te onde precisas de estar. Na BMW, seguimos uma lógica orientada, onde definimos a quantidade de carbono que queremos reduzir, identificamos a lacuna e depois otimizamos a combinação de medidas. Isso só funciona se integrares a circularidade no trabalho de muitas pessoas na organização, mesmo daquelas que não têm a sustentabilidade na sua descrição de funções”, explicou Becker, conforme noticiado pela página Fortune.com.
A necessidade de rever os processos em busca de maior sustentabilidade estende-se também aos fornecedores. Segundo Becker, os fornecedores da BMW estão comprometidos em garantir a sua parte da crescente disponibilidade de energia renovável.
“No entanto, precisamos melhorar o desempenho técnico e a pureza do material reciclado que compramos. A nossa instalação em Munique, que é uma fábrica piloto para a desmontagem de veículos, ensina-nos muito sobre como podemos reduzir esses riscos. Também realizámos vários estudos científicos sobre como melhorar a qualidade do material reciclado, na Alemanha. Participámos num estudo francês, onde estamos a aprender muito sobre o que podemos melhorar no futuro”, acrescentou ele, referindo-se a outras áreas do processo fabril onde a sustentabilidade pode e deve ser revista.
Outro ponto importante destacado pelo executivo é que reciclar materiais automóveis torna-se muito mais fácil se o carro for projetado com isso em mente desde o início. Um exemplo disso é o iVision Circular da BMW, cujas várias ideias alimentaram a geração Neue Klasse de veículos elétricos (EVs) da empresa, que chegará em breve.
O BMW i Vision Circular representa é o projeto do BMW Group para tornar-se no fabricante mais sustentável da mobilidade individual de elevada qualidade. Todas as etapas do veículo Vision - design, desenvolvimento e fabrico - foram concebidas em linha com os princípios da economia circular.
Conforme a BMW alerta, para tornar a indústria automóvel mais verde, é necessário ir além da fabricação de carros elétricos e começar pela forma como um carro é fabricado, e não apenas pela maneira como é desmontado no final da sua vida útil.