A chegada do Bluetooth 6.0 abriu novas perspetivas para melhorar as ligações sem fios entre milhões de dispositivos de diversos categorias e marcas, mas poderá também permitir o crescimento de alguns tipos de gadgets que, por várias razões, não tiveram ainda o ‘boom’ esperado.
É o caso dos chamados localizadores de bolso e dos sistemas de localização incluídos noutros dispositivos portáteis, que poderão ser dos que mais beneficiam com a nova versão desta tecnologia/protocolo de comunicações sem fios.
Localizadores mais precisos e seguros
Se as atualizações nas anteriores versões do Bluetooth tinham incidido sobretudo na melhoria da componente áudio e nas ligações com os sistemas de auriculares, a nova versão concentra um conjunto de melhorias ao nível da precisão da localização, da privacidade e dos processos de deteção e emparelhamento entre dispositivos.
Graças a novas técnicas de transmissão de sinal - em parte graças a um recurso denominado Bluetooth Channel Sounding -, o Bluetooth Special Interest Group (SIG) indica que será possível melhorar as funções ‘Find My Device’ presentes em equipamentos baseados em Android, iOS e em outros SO.
Dispositivos como o Samsung Galaxy SmartTag, o Apple AirTag e outros do género da Google, Chipolo e Tile, por exemplo, poderão ganhar um novo fôlego no mercado, graças a características de localização mais precisas e menos intrusivas para o utilizador.
Ao disponibilizar uma precisão ao nível do centímetro (semelhante à tecnologia UWB), a distância entre dois dispositivos com o Bluetooth 6.0 será apurada com maior eficácia.
Isto significa que, limitando funcionalidade do sinal noutras distâncias, os fabricantes poderão acautelar situações de interferência de terceiros, como os ataques do tipo ‘man-in-the-middle', muitas vezes usados para o furto de automóveis, por exemplo.
Conhece melhor as novas funcionalidades e características do Bluetooth 6.0 neste artigo do 4gnews, publicado na altura da sua apresentação.