Bluetooth 5.1 é oficial e mais importante do que se pensava

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

O Bluetooth 5.1 foi hoje revelado de forma oficial e chegará aos smartphones e gadgets ainda este ano. O Bluetooth chegou inicialmente para conseguirmos passar informação de um gadget para o outro, mas hoje é bem mais do que isso.

O Bluetooth 5.1 chegou para revolucionar a tecnologia e dar um apoio extra ao GPS. Visto que o Bluetooth tem um alcance bem mais pequeno que um GPS não é esperado que o venha a substituir, porém, a nova versão dá-nos a localização de objetos com centímetros de diferença.

Ou seja, ainda que o Bluetooth e GPS sejam tecnologias totalmente diferentes, com a versão 5.1 vão-se complementar de forma perfeita.

Bluetooth 5.1 está aqui e pronto para mudar o mundo!

Por exemplo, quando queres ver a localização de uma loja dentro de um shopping não é simples. O GPS indica-te que estás no sitio certo, contudo, visto que estás dentro de 4 paredes e sem rede GPS não consegue dar a localização perfeita.

É aqui que o Bluetooth 5.1 entra. O sistema tem mais alcance e consegue localizar objetos com margem de erro mínima.

Agora imagina que tens um porta-chaves com esta tecnologia e não sabes onde andam as chaves do carro antes de sair de casa. Pegas no smartphone e terás um típico "frio ou quente" com a localização exacta. As possibilidades são infinitas.

Mark Powell, executivo da Bluetooth SIG referiu "Os serviços de localização são um setor de crescimento rápido. Estão previstos para atingir mais de 400 milhões de produtos por ano até 2022 (com o Bluetooth 5.1) .

Essa é uma excelente tração, e a comunidade Bluetooth continua a procurar maneiras de aumentar ainda mais esse mercado com aprimoramentos tecnológicos e melhor atender às necessidades do mercado, demonstrando o compromisso da comunidade em impulsionar a inovação e enriquecer a experiência tecnológica dos utilizadores em todo o mundo."

Esperemos que os telemóveis topo de gama do final de 2019 comecem a trazer esta tecnologia. É uma questão de tempo até que existam inúmeros gadgets com estas capacidades prontos a integrar na nossa vida.

Editores 4gnews recomendam:

Será que vale a pena reparar o ecrã partido do telemóvel?

Google Play Store está a dar problemas. Eis a solução!

Xiaomi Redmi Go anunciado! Android Go por 80€ chegará à Europa

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.