BlueStacks 5: chegou a nova versão do melhor emulador de Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O BlueStacks 5 é oficial e pode ser descarregado por qualquer interessado em jogar jogos do Android no PC. Acabou, por fim, o período de testes beta, sendo hoje (19) disponibilizada a versão final e estável deste emulador para Android. Está ainda mais versátil!

A versão estável, agora disponível para o público, destaca-se pelo novo aspeto dos menus, mais ajustes e configurações precisas para entregar a melhor experiência de jogo possível. Está preparado para "a próxima geração de jogos Android", segundo a empresa.

O BlueStacks 5 está mais rápido para quem quer jogar no PC

Segundo a empresa responsável pelo emulador, toda a atenção foi dada ao desempenho deste programa. Com efeito, o desempenho é geralmente o ponto que reúne mais queixas entre quem usa um emulador de Android para, por exemplo, jogar no PC.

Posto isto, na versão BlueStacks 5 o foco recai sobre a performance ou desempenho do emulador. Para tal, o programa reformulou a relação entre o software e os recursos disponíveis no sistema para que seja possível jogar (bem) em computadores fracos.

A entidade responsável pelo BlueStacks 5 afirma que mesmo nos computadores mais comedidos, com menos recursos, os novos jogos para Android correrão sem travar. Escusado será dizer, portanto, que nos computadores mais avançados tal nem se questiona.

Diminuição de até 50% no consumo de RAM com o BlueStacks 5

Segundo a própria BlueStacks, o consumo de RAM na versão mais recente do emulador chega a ser 50% menor. Mais ainda, a inicialização do programa consegue ser 40% mais rápida, com o software a proporcionar uma maior taxa de atualização (FPS).

Em síntese, o programa está mais leve, exige menos do sistema, corre de forma mais estável e proporcionar uma maior taxa de atualização da imagem. Para o utilizador isto significa uma melhor experiência de jogo com animações mais suaves.

Poderão selecionar a resolução da janela onde corre o programa, o limite de memória RAM que lhe pode ser alocado, bem como o número de núcleos do processador que poderão ser usados. O utilizador tem ao seu dispor todos estes parâmetros e controlos.

Provavelmente o melhor emulador de Android para PC

Para usar o novo BlueStacks 5 o utilizador terá que fazer uma instalação limpa do programa. Portanto, se ainda têm a versão anterior - BlueStacks 4 - instalada, terão que descarregar e instalar a nova. O programa continua a ser grátis através do site oficial.

A nova versão do emulador permite ainda criar vários dispositivos virtuais - “Multi-Instance Manager" - que torna possível usar várias contas Google no PC. Todo o processo de utilização está sustentado com vários tutoriais em vídeo na página do BlueStacks.

Os requisitos mínimos recomendados são os seguintes:

  • Processador: não especificado
  • Memória RAM: desde 2 GB de RAM
  • Armazenamento: desde 5 GB de espaço livre;
  • Sistema operativo: Windows 7, 8 ou 10.

Antes de ires, descobre os melhores emuladores para computador, com a listagem dos programas a ter em conta.

Editores 4gnews recomendam:

  • Qualcomm anuncia o novo processador Snapdragon 778 5G a 6 nm
  • Microsoft confirma o abandono do sistema operativo Windows 10X
  • Xiaomi Mi Store do Colombo escolhida para celebração com prémios para os fãs
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.