Alguns smartphones da Blu e Cubot continuam a ter spyware no software
Blu e Cubot em sérios problemas devido a um Spyware

Se tens smartphones Blu ou Cubot presta bem atenção a este artigo porque algumas das informações que tens no teu equipamento podem estar sobre risco de um spyware.

Ainda no ano passado referimos que a marca Blu foi apanhada a enviar dados privados do teu smartphone para servidores na China onde mais tarde eram vendidos e utilizados para publicidade direcionada, pois bem, o problema continua.

Vê ainda: MIUI 9 – Descarrega aqui os novos Wallpapers para o teu Smartphone

   

Na altura do grande escândalo, a Blu lançou um comunicado a pedir desculpa e que tudo seria removido e substituído por software da Google e, consequentemente, mais seguro para o utilizador, pois bem, parece que este não foi o caso.

Investigadores da empresa Kryptowire, que detetou este problema no final do ano passado, voltou a descobrir exactamente o mesmo problema noutros equipamentos da marca.

Se tens smartphones da Cubot ou Blu não metas informação importante no dispositivo

De acordo com as informações alguns equipamentos de gama-baixa da Blu, como o  Blu Grand M, continuam a ter este spyware no software. A empresa indicou que pelo menos três equipamentos continuam com este software e continuam a enviar esses mesmos dados.

Uma das outras empresas que também usava este tipo de Spyware num dos seus equipamentos era a conhecida empresa chinesa “Cubot”. A Cubot é conhecida por nos dar smartphones de gama-baixa com qualidade aceitável, porém, parece que tudo tem um custo.

O Cubot X16S foi o smartphone apanhado com esta “backdoor”. Curiosamente, logo depois de contactada pela CNET, a empresa fechou imediatamente este vazamento de informações pessoais.

É o Spyware um verdadeiro problema?

O problema de SpyWare é cada vez mais relevante nos dias de hoje. Há medida que temos mais informação guardada nos nossos smartphones, mais tentação existe para as empresas em fornecer alguns dos nossos dados de forma a ganhar uns trocos extra.

Ainda há pouco tempo fizemos um vídeo onde explicamos a importância das ROM’s originais e quais as consequências deste tipo de vazamento de informação. Poderás ver o vídeo abaixo e se conheces alguém com uma destas marcas não hesites em partilhar este artigo.

Outros assuntos relevantes:

Cuidado – Burla com chamadas internacionais de número desconhecido!

Google aposta cada vez mais no seu Assistente Virtual

Motorola Moto Z Play recebe nova atualização para Android Nougat no Brasil