Blackmagic Camera 2.0 deixa-te agora controlar até nove iPhones em simultâneo

Pedro Alves
Pedro Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Surgida em 2023 como resposta da Blackmagic Design ao crescimento das soluções para registo e edição de vídeo de qualidade profissional em dispositivos móveis, a App Blackmagic Camera chega agora à sua segunda versão para iOS.

Menos de um mês após o lançamento de uma versão para Android, a Blackmagic continua a dar primazia aos dispositivos móveis baseados no sistema operativo para da Apple, elevando a fasquia do ‘cinema de bolso’ no iPhone iPad.

Com efeito, a nova versão introduz não só um conjunto de novidades para otimizar as capacidades do smartphone da Apple, como inclui o suporte para iPad, o que permite otimizar, na raiz, o ecrã do tablet da Apple para o registo, controlo e edição de vídeo.

Nova App Blackmagic Camera 2.0 eleva a fasquia do ‘cinema de bolso’ no iPhone e iPad
A Blackmagic Camera App 2.0 permite controlar vários iPhones em simultâneo e ajustar a focagem, frame rate, zoom, balanço de brancos, obturador e tipo de lentes, por exemplo.

Controlar e sincronizar múltiplos iPhones

Uma das principais novidades na versão 2.0 da Blackmagic Camera App é a possibilidade de se poder controlar vários iPhones em simultâneo - até um máximo de nove dispositivos ligados.

A ideia é usar um iPhone para controlar outros iPhones ligados numa rede cablada, ou por Wi-Fi, de forma a usar a Blackmagic Camera em registos multicâmara, sincronizados.

Nesses registos é possível monitorizar todas as câmaras ligadas em modo de visualização múltipla num único ecrã, procedendo a ajustes de configurações como focagem, frame rate, zoom, balanço de brancos, obturador e tipo de lentes.

A App permite aplicar estes ajustes a uma única câmara/iPhone, ou a todas as câmaras ligadas ao mesmo tempo.

Informações do site Phone Arena dão conta de que esta nova versão da Blackmagic Camera adiciona também novas funcionalidades como gravação de vídeo HD a 100fps no iPhone 15 Pro, ou seleção de vários clipes de vídeo em simultâneo para copiar e retirar do dispositivo principal, de forma a ganhar capacidade de armazenamento, por exemplo.

Por fim, outra das novidades que a Blackmagic adicionou à nova versão da sua App prende-se com o suporte nativo aos dispositivos iPad.

Agora é possível aproveitar melhor o ecrã dos tablets da Apple, situação potencialmente interessante nos processos de gravação em modo multicâmara, ou durante a edição.

Pedro Alves
Pedro Alves
À paixão da escrita juntou a da Tecnologia e fez disso profissão durante duas décadas.