BlackBerry volta aos smartphones com teclas (e 5G) em 2021

Rui Bacelar
Comentar

A BlackBerry é ícone da cultura popular e uma das outrora gigantes do mercado de smartphones. A História, contudo, remeteu a fabricante canadiana para um passado da qual ninguém considerava possível sair e voltar à ribalta, não após os últimos anos.

Outrora uma fabricante de luxo, cobiçada pela sua plataforma de mensagens BBM e sistema operativo BlackBerry OS, seria também este que a viria a condenar assim que o binómio Android e iOS sufocou qualquer alternativa às novas plataformas dominantes.

A BlackBerry voltará ao mercado de smartphones Android em 2021

BlackBerry
Banner publicitário da BlackBerry prometendo novos smartphones em 2021.

Os últimos anos da BlackBerry no mercado de smartphones foram coordenados pela TCL, tecnológica chinesa então responsável pela produção e distribuição dos dispositivos móveis desta fabricante. Todavia, a parceria entre ambas as marcas terminou em 2020.

Mais recentemente, a OnwardMobility deu a saber que coordenaria os desígnios da BlackBerry a partir de 2021. A empresa norte-americana liderada por Peter Franklin (CEO) adquiriu os direitos e licenças necessárias para conceber, produzir e lançar novos smartphones Android sob a égide da BlackBerry.

Tal como a empresa o fez saber através das redes sociais, os novos smartphones Android utilizarão um teclado físico, serão voltados para o público empresarial e apostarão nas funções de segurança associadas a esta marca. Esta será a sua estratégia de mercado, apostando no histórico e nome da marca, além do vasto portefólio de soluções de segurança para dispositivos móveis.

A OnwardMobility é a nova dona da BlackBerry

"...a company named OnwardMobility has obtained rights to the BLACKBERRY phone brand and they’re going to make a new phone with a keyboard." @karenyuan_ @ampressman @fortunemagazine https://t.co/fQPd723N4O #BlackBerry #Android #5G

— OnwardMobility (@_OnwardMobility) 30 de setembro de 2020

A vontade em criar um smartphone com estas caraterísticas já havia sido expressa por Peter Franklin, reiterando agora o seu compromisso para com os fãs da marca e potencial público empresarial. O produto chegará "mesmo em 2021".

Entre os destaques aponta-se o suporte para a quinta geração de redes móveis (5G) e o teclado físico, um clássico da BlackBerry, sendo estes os únicos traços conhecidos.

Após anos de dificuldades e erosão da sua quota de mercado, a BlackBerry chegou a um entendimento com a chinesa TCL em 2016, com a última a ficar responsável pelo desenvolvimento de novos smartphones desde então. Os seus esforços não surtiriam grande efeito, com os smartphones da marca a ficarem maioritariamente esquecidos nas prateleiras.

Mais recentemente, no início de 2020 o acordo com a TCL chegaria ao fim, com a OnwardMobility a arcar com as responsabilidades desde então, prometendo também novo smartphone 5G até ao fim de 2021.

Podemos ainda avançar que será a Foxconn a produzir o dispositivo móvel, tendo a OnwardMobility chegado a um acordo com a fabricante de smartphones.

Até ao momento não temos mais informações sobre as caraterísticas do dispositivo móvel.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.