A BlackBerry é ícone da cultura popular e uma das outrora gigantes do mercado de smartphones. A História, contudo, remeteu a fabricante canadiana para um passado da qual ninguém considerava possível sair e voltar à ribalta, não após os últimos anos.
Outrora uma fabricante de luxo, cobiçada pela sua plataforma de mensagens BBM e sistema operativo BlackBerry OS, seria também este que a viria a condenar assim que o binómio Android e iOS sufocou qualquer alternativa às novas plataformas dominantes.
A BlackBerry voltará ao mercado de smartphones Android em 2021
Os últimos anos da BlackBerry no mercado de smartphones foram coordenados pela TCL, tecnológica chinesa então responsável pela produção e distribuição dos dispositivos móveis desta fabricante. Todavia, a parceria entre ambas as marcas terminou em 2020.
Mais recentemente, a OnwardMobility deu a saber que coordenaria os desígnios da BlackBerry a partir de 2021. A empresa norte-americana liderada por Peter Franklin (CEO) adquiriu os direitos e licenças necessárias para conceber, produzir e lançar novos smartphones Android sob a égide da BlackBerry.
Tal como a empresa o fez saber através das redes sociais, os novos smartphones Android utilizarão um teclado físico, serão voltados para o público empresarial e apostarão nas funções de segurança associadas a esta marca. Esta será a sua estratégia de mercado, apostando no histórico e nome da marca, além do vasto portefólio de soluções de segurança para dispositivos móveis.
A OnwardMobility é a nova dona da BlackBerry
A vontade em criar um smartphone com estas caraterísticas já havia sido expressa por Peter Franklin, reiterando agora o seu compromisso para com os fãs da marca e potencial público empresarial. O produto chegará "mesmo em 2021".
Entre os destaques aponta-se o suporte para a quinta geração de redes móveis (5G) e o teclado físico, um clássico da BlackBerry, sendo estes os únicos traços conhecidos.
Após anos de dificuldades e erosão da sua quota de mercado, a BlackBerry chegou a um entendimento com a chinesa TCL em 2016, com a última a ficar responsável pelo desenvolvimento de novos smartphones desde então. Os seus esforços não surtiriam grande efeito, com os smartphones da marca a ficarem maioritariamente esquecidos nas prateleiras.
Mais recentemente, no início de 2020 o acordo com a TCL chegaria ao fim, com a OnwardMobility a arcar com as responsabilidades desde então, prometendo também novo smartphone 5G até ao fim de 2021.
Podemos ainda avançar que será a Foxconn a produzir o dispositivo móvel, tendo a OnwardMobility chegado a um acordo com a fabricante de smartphones.
Até ao momento não temos mais informações sobre as caraterísticas do dispositivo móvel.
Editores 4gnews recomendam:
- 3 bons produtos Xiaomi apresentados na Europa em 2021
- Mobdro: app de streaming de vídeo para Android deixa de funcionar
- Xiaomi: POCO prepara lançamento de novo smartphone misterioso