É o fim de uma era. Os últimos smartphones BlackBerry ainda em utilização deixarão de receber suporte oficial pela empresa canadiana. Outrora uma das maiores fabricantes de dispositivos móveis na era pré-smartphone a uma mera nota de rodapé, assim finda a história da empresa neste competitivo mercado.
Foi, com efeito, através de uma nota no site oficial da empresa que a tecnológica deu a conhecer a sua decisão de encerrar todo o apoio e assistência aos smartphones clássicos. Mais concretamente, aos dispositivos ainda em uso com o sistema operativo BlackBerry OS, ou BB10 OS que deixarão de receber suporte.
É o fim da linha para todos os smartphones BlackBerry com BB10 OS
A BlackBerry informa ainda, através de comunicado, que os seus utilizadores não receberão mais patches ou correções de segurança para os dispositivos. Isto significa que gradualmente deixarão de se poder conectar às redes móveis, bem como às redes WiFi.
Por outras palavras, os utilizadores deixarão de poder fazer chamadas, receber SMS, utilizar a conexão de dados móveis, nem mesmo ligar e usar os serviços de emergência. A partir desta data - 31 de dezembro - os telefones BlackBerry ainda em circulação começarão a ficar verdadeiramente obsoletos.
O gradual "desligar" entrará em efeito a partir do dia 4 de janeiro. A partir de então, dispositivos clássicos que ainda usem o BlackBerry OS 7.1, ou mais recente - até ao BlackBerry OS 10 perderão acesso a todas as funções essenciais num telefone.
Dispositivos perdem acesso às funções essenciais a partir de 4 de janeiro
Evidentemente, tal anúncio, surge não como surpresa, mas sim como mera inevitabilidade. Isto porque a própria BlackBerry havia encerrado já a sua loja de aplicações em 2019, bem como o seu outrora popular serviço de mensagens BBM.
A partir de então o destino dos seus dispositivos estava traçado. Foi uma despedida desta fabricante que outrora dominou o mercado dos dispositivos móveis antes de o Android e o iOS (iPhone) serem globalmente famosos.
Importa notar que a BlackBerry resistiu até recentemente (2016) a colocar no mercado um dispositivo com sistema operativo Android e ecrã touch completo. Quando o finalmente fez era demasiado tarde e a execução do produto longe de perfeita.
A fabricante canadiana aguentou-se durante mais alguns anos neste competitivo mercado, mas sem sucesso ou estratégia suficientemente sólida para reverter a espiral recessiva.
Um adeus à marca que colocava a privacidade e produtividade em primeiro lugar.
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