BlackBerry vendeu 850.000 smartphones Android em 2017

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A BlackBerry foi outrora uma das principais marcas no mercado das telecomunicações. Esta empresa canadiana teve os seus anos de sucesso à cerca de uma década. Mas com a evolução deste mercado a empresa teve de adaptar, deixando para trás o seu BBOS para adotar o Android.

Esta mudança foi consumada em novembro de 2015 com o lançamento do BlackBerry Priv. Este foi o primeiro equipamento da marca canadiana a chegar ao mercado com o sistema operativo da Google.

Vê ainda: Samsung Galaxy S9. Todos os acessórios oficiais da Samsung

Mas no presente artigo iremos refletir sobre o desempenho da BlackBerry no ano que terminou. Pois bem, em 2017 a empresa colocou apenas dois equipamentos Android no mercado. Foram eles o BlackBerry KEYOne e o BlackBerry Motion. O primeiro já foi analisado aqui, na 4gnews, e cuja review deixarei no final deste artigo.

Já o Motion foi o primeiro equipamento da marca a contar com certificação contra água e poeiras (IP67). Foi ainda o primeiro equipamento BlackBerry a incorporar uma bateria de 4000mAh e uma bandeja dual-SIM.

Ambos os equipamentos foram comercializados em 50 países e distribuídos por mais de 110 operadoras. Não são números astronómicos mas são a realidade de uma empresa que esteve prestes a abrir falência.

Mas como é que tudo se repercutiu em termos de vendas? Ora, segundo Francisco Jerónimo da IDC, a BlackBerry vendeu 850.000 unidades de dispositivos Android no ano de 2017. Números que, para os responsáveis da empresa canadiana, representam um enorme sucesso.

Claro que se tivermos em conta, por exemplo a Nokia, estes números não são assim tão extraordinários. A titulo de comparação, a finlandesa terá vendido 4.4 milhões de equipamentos só nos últimos três meses de 2017.

Para Francois Mahieu, diretor geral da BlackBerry, o KEYOne foi um sucesso em termos de alcance de utilizadores. Este equipamento pôde ser encontrado quase em todo o lado. Ele justifica a sua leitura dos números avançados afirmando que é preciso tempo para reconstruir uma empresa.

Para 2018, a BlackBerry pretende colocar no mercado apenas dois equipamentos Android

Ele afirma ainda que os equipamentos da marca não são para qualquer utilizador. É intenção da empresa continuar a providenciar equipamentos de qualidade premium, inovar com os seus teclados e materiais de construção e em áreas que motivem os utilizadores a permanecer fieis à marca.

Para 2018, a BlackBerry promete novamente apenas dois equipamentos Android. Tal como Mahieu refere, os equipamentos da marca não são feitos para as massas, daí concordar com esta abordagem prudente da empresa a um mercado cada vez mais saturado.

Assuntos relevantes na 4gnews:

OnePlus 5 e OnePlus 5T podem ter Netflix em HD se os devolveres…

Apple confirma armazenamento dos dados iCloud em servidores Google

MWC. Sony apresenta os seus auriculares Sony Xperia Ear Duo

Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.