O Portal da Queixa by Consumes Trust realizou um estudo intitulado Black Friday 2024 para avaliar o comportamento dos portugueses durante a época desta campanha promocional.
Mais de metade dos inquiridos mostrou intenção de aproveitar estas promoções, mas estão apostados em ter mais cuidado para não agirem por impulso e para não serem enganados.
63% dos inquiridos confirma que vai monitorizar preços
Este novo estudo revelou que os portugueses estão mais atentos e menos confiantes neste tipo de campanhas promocionais. De todos os inquiridos, 63% confirmou que vai “monitorizar os preços e pesquisar antes de comprar” enquanto 61% considera que “os descontos da Black Friday não são genuínos”.
Ainda assim, 57% dos portugueses inquiridos confirmou que vai aproveitar os descontos desta campanha anual, sendo que 30% até vai antecipar as compras de Natal.
O mesmo estudo indica que 37% dos inquiridos prevê gastar entre 100 € e 300 € enquanto 26,1% não vai além de um orçamento de 100 € para aproveitar a campanha. No entanto, 23% das respostas traduzem-se num budget entre os 300 € e 500 € para gastar nesta altura.
A tecnologia está no topo das preferências, com 22% dos inquiridos a confirmar que essa é a categoria de produtos que tenciona comprar. De seguida está a moda e acessórios com 19% das intenções de compra e com 15% os eletrodomésticos e as compras para o lar.
Reputação das marcas é importante
Este estudo revela também que os portugueses estão cada vez mais cautelosos com as campanhas promocionais. Do total de inquiridos, 47% “admitiu ter receio de burlas durante a época da Black Friday e referiu ter intenção de comprar apenas a marcas com boa reputação”.
Mais: 73% destes consumidores admitiram que vão consultar o Portal da Queixa para verificar a reputação das marcas e evitar ser vítima de fraude. Por outro lado, 92% admitiu mesmo fazer uma reclamação neste portal, caso fosse alvo de uma burla.
Este inquérito foi realizado entre os dias 18 de outubro e 7 de novembro numa plataforma online e abrangeu um universo de 2352 participantes, dentro da faixa etária dos 18 aos 65 anos.