Bixby - assistente da Samsung chega a mais países na véspera do Note 8

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Na véspera da sua mais importante apresentação nesta segunda metade de 2017, a Samsung avança agora uma boa notícia. Finalmente a sua assistente virtual, Bixby, chegará a mais de de 200 países e territórios em todo o mundo. Com o Galaxy Note 8 ao virar da esquina, temos por fim, boas notícias para quem quer utilizar estes comandos por voz.

Vê ainda: Top 10 – OnePlus 5 lidera a lista dos 10 Smartphones mais poderosos em julho

Contudo, estes apenas estarão disponíveis em dois idiomas, o inglês dos EUA e em coreano, mas já vão oferecer a milhões de consumidores uma forma mais inteligente de interagirem com os seus smartphones.

Onde anda a Bixby da Samsung?

Depois da Coreia do Sul e dos Estados Unidos, consumidores em vários países de todo o mundo, poderão agora utilizar esta interface inteligente para realizarem as suas tarefas de forma mais rápida e fácil. Desde que fales em inglês ou coreano, isto é.

Atualmente disponível em inglês dos EUA e em coreano, a Bixby permite melhorar a produtividade e aumentar o nível de personalização do smartphone através do Quick Commands (Comandos Personalizados).

Esta é uma funcionalidade que permite a criação de forma simples de um comando de voz personalizado que desencadeia uma sequência de um ou mais comandos. Por exemplo, o utilizador pode criar o comando "boa noite" como atalho para "Ativar o modo silencioso, definir um alarme para as 6 da manhã e ativar o filtro de luz azul".

Inglês e Coreano são os idiomas suportados pela Bixby

A Bixby perceberá ainda a forma como as pessoas realmente falam, fazem perguntas e pedidos.

Por exemplo, se tirar uma fotografia e disser à Bixby “send the picture just taken to Mom" (envia a foto agora tirada à Mãe), a Bixby vai compreender este comando que envolve várias aplicações, vai identificar a fotografia em questão e enviá-la ao contacto correspondente.

Esta compreensão da linguagem natural torna a interação com o seu smartphone mais fácil e intuitiva.

Graças à tecnologia interativa de aprendizagem aprofundada, a Bixby tem a capacidade de melhorar o nível de compreensão ao longo do tempo para reconhecer as suas preferências pessoais e forma como naturalmente fala.

A Bixby é única pelo facto de ser uma interface inteligente, e não apenas uma aplicação isolada. Quando uma aplicação passa a suportar a assistente da Samsung, esta passa a suportar praticamente todas as tarefas permitidas por essa aplicação com recurso à voz, toque ou texto. Estas novidades deverão ser ampliadas pela chegada do Galaxy Note 8.

Samsung Galaxy Note 8 será o novo embaixador da Bixby

Esta integração profunda da Bixby contempla também as definições do próprio smartphone para permitir a alteração das mesmas sem interrupção das tarefas em curso.

Amanhã ficaremos a conhecer o Galaxy Note 8, um equipamento que deverá tirar um maior proveito desta assistente para além de ser o próximo topo de gama da marca sul-coreana.

A partir de agora, milhões de clientes em todo o mundo vão ter acesso a uma nova e inteligente forma de interação com o smartphone”, disse Injong Rhee, vice-presidente executivo e responsável máximo pela área de R&D, Software and Services na unidade de Mobile Communications Business da Samsung Electronics.

A expansão do Controlo por de voz da Bixby é o primeiro passo na disponibilização progressiva de funcionalidades da Bixby. No futuro, a Bixby terá a capacidade de aprender, de oferecer interações ainda mais inteligentes e personalizadas, e ainda de garantir ligações perfeitas entre equipamentos.”- acrescenta Injong Rhee.

Qual o futuro da Bixby para além dos S8 e Note 8?

A Samsung pretende continuar a expandir o Controlo por voz da Bixby a outros países, idiomas, dispositivos, recursos e a aplicações de terceiros. Ao melhorar cada vez mais a sua oferta em termos de experiência móvel e soluções, a Bixby irá permitir que mais utilizadores possam interagir com o seu dispositivo e gerir as suas aplicações e serviços de uma forma mais clara e intuitiva.

A partir de hoje, os utilizadores de um Samsung Galaxy S8 e S8+ podem ativar as capacidades de voz da assistente virtual, carregando no botão físico dedicado para começarem a usar o serviço. Pode utilizar a assistente premindo o botão dedicado à mesma nos telefones Samsung Galaxy S8 e Samsung Galaxy S8+, ou simplesmente dizendo: “Hi, Bixby.”

As especificações do Samsung Galaxy Note 8

Muito recentemente, o Galaxy Note 8 passou pela GFXBench, uma conceituada plataforma de testes de performance a smartphones, e onde não poderia deixar de nos divulgar as suas especificações:

  • Ecrã Super AMOLED de 6,4 polegadas
  • Resolução do ecrã: Quad-HD 1440×2960
  • Processador Exynos 8995 na Europa
  • Snapdragon 835 nos EUA
  • Gráfica Mali-G71
  • 6GB de memória RAM
  • 64GB dedicados ao armazenamento interno
  • Câmara traseira com dois sensores de 12MP
  • Zoom ótico na câmara traseira
  • Câmara frontal de 8MP
  • Android 7.1.1 Nougat
  • Disponível em Azul e Dourado

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

E tu, gostarias que de poder utilizar esta asistente virtual da Samsung? Conseguirá o Galaxy Note 8 dar a conhecer todas as potencialidades desta inteligência artificial?

Outros assuntos relevantes:

Xiaomi Mi Mix 2 é agora comparado com o Samsung Galaxy S8

s mais poderosos em julho

vai receber este Android?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.