O fundador da Microsoft, Bill Gates, já falou várias vezes sobre o futuro da IA e que impacto terá em algumas profissões. Este tema foi novamente abordado pelo bilionário e volta a garantir que há, pelo menos, uma tarefa que não será retirada aos humanos.
Bill Gates acredita que os programadores humanos continuarão a existir
Se há vozes do setor tecnológico que falam numa substituição gradual dos programadores humanos pela IA, Bill Gates aponta em sentido contrário. Para ele, esta função nunca poderá ser assumida plenamente pela Inteligência Artificial, nem daqui a 100 anos.
Estas declarações foram proferidas pelo fundador da Microsoft numa entrevista a France Inter, como revela a Elcabildo. Declarações que certamente irão gerar diferentes opiniões junto dos seus pares.
Ele justifica a sua posição de várias formas. Por exemplo, Gates afirma que os humanos são essenciais para a identificação e correção de erros, para refinar algoritmos e até para reforçar o desenvolvimento da Inteligência Artificial.
Além disso, Gates afirma que a IA nunca conseguirá replicar a criatividade e julgamento dos humanos. Para ele, estas são duas das principais razões pelas quais ele não acredita que a IA possa assumir definitivamente o papel de programador.
Se és programador e começas a sentir-te ameaçado pela IA, estas declarações irão certamente dar-te um pouco mais de paz de espírito. Contudo, são apenas previsões e não uma garantia de que o teu trabalho não irá desaparecer.
Há outras vozes do panorama tecnológico que acreditam que a IA possa assumir um papel de destaque na programação. Por exemplo, Marc Benioff, CEO da Salesforce, anunciou que a sua empresa está a ponderar a necessidade de contratar engenheiros de software em 2025.
Na base de ideias como está, por exemplo, o novo modelo o1 da OpenAI. Este tem sido bastante elogiado pelas suas capacidades exemplares na escrita de código e leva muitas empresas a refletir sobre a necessidade de contratar engenheiros de software.
Outras profissões de Bill Gates acredita que nunca irão desaparecer
Como já referi, Gates defende que há três profissões que sobreviverão ao crescimento da IA. São elas os programadores, os biólogos e os especialistas em energia.
Para o bilionário, estas são algumas das áreas do saber que nunca poderão ser dominadas pela IA. Esta tecnologia até poderá ser um forte aliado no seu desenvolvimento, contudo, nunca poderá assumir esse papel de forma independente.
Adiciona o 4gnews ao teu Google News