
As estradas europeias vão receber, em breve, um novo carro elétrico que será motivo de orgulho para todos os portugueses. Falamos do BEN, um veículo compacto e acessível, desenvolvido inteiramente em Portugal.
O BEN foi desenvolvido pelo CEiiA, Centro de Engenharia e Inovação, em Matosinhos, no Porto. Trata-se de um carro compacto, com um estilo semelhante ao Citroen Ami e por isso um excelente veículo para a mobilidade urbana.
BEN já foi aprovado pela União Europeia e está pronto para chegar às estradas
O BEN é agora tema de notícia após ter recebido a desejada homologação das entidades europeias. Isto significa que ele está legalmente pronto para circular nas estradas de todos os Estados-membros.
Alcançado este marca, a CEiiA pode agora avançar para a produção da primeira série de veículos na sua Garagem em Matosinhos. Ainda assim, a sua produção em massa só deverá iniciar-se em 2026, distribuída por vários polos em Portugal e noutros países europeus.

A CEiiA definiu como objetivo a produção de 20 mil unidades descentralizadas por ano, até 2030. Atingido este volume de produção, o BEN poderá alcançar todo o seu potencial e começar a ser uma visão mais comum nas estradas portuguesas e europeias.
Um carro idealizado para a mobilidade partilhada
O BEN foi pensado para ser um carro elétrico compacto e para ser utilizado como serviço de mobilidade partilhada e não como um meio de transporte próprio. A ambição é que este veículo possa responder às necessidades de mobilidade urbana sustentável, acessível e flexível.
Uma característica diferenciadora do BEN é a inclusão de um contador de emissões de CO2 evitadas. Uma estreia no mercado dos carros elétricos que regista a quantidade de dióxido de carbono evitado por cada quilómetro percorrido.
Olhando para o físico do BEN, ele conta com 2,50 m de comprimento, interior flexível para até 3 lugares e uma capacidade de carga que oscila entre os 100 e os 400 litros. A CEiiA revela ainda que o BEN está preparado para a condução autónoma do futuro, mas não revela mais especificações do carro.
Para concluir, resta dizer que o BEN terá preços de entrada a partir dos 8 mil euros. Uma etiqueta que vem reforçar a mobilidade acessível e mais sustentável.
