Quando há uma grande atualização do sistema HyperOS, é possível que sintas uma queda no desempenho da bateria do teu telemóvel Xiaomi. Obviamente, é algo que pode impactar de forma negativa o teu dia a dia, mas há formas de evitar que tal aconteça.
Com base nas sugestões da Xiaomi Time, fonte especializada da marca, damos-te a conhecer alguns passos simples que podem fazer a diferença.
1. Reinicia o teu telemóvel
É uma sugestão extremamente simples, mas que de facto pode trazer melhorias, nestes casos. Tudo isto porque, depois de um grande update, o telemóvel tende a trabalhar mais em segundo plano. Executam-se mais tarefas, utilizam-se mais recursos de dispositivo, logo consome-se mais bateria.
Assim sendo, o recomendado é reiniciar o dispositivo, cerca de meia-hora depois da atualização. Desta maneira, o smartphone pode adaptar-se melhor ao software atualizado.
2. Verifica as apps do teu dispositivo
Outra coisa simples que deves fazer é dar uma vista de olhos nas aplicações do teu dispositivo. Segundo a mesma fonte, quando há uma atualização grande, podem ser pré-instaladas novas apps. Ao funcionar em segundo plano, estas podem drenar mais rapidamente a tua bateria.
Possivelmente, alguns utilizadores poderão nem reparar no acrescento das novas apps aos seus telemóveis. No entanto, uma verificação das apps pode ser essencial, no sentido de te fazer “regressar” o desempenho habitual da performance do dispositivo.
3. Voltar à versão estável
As atualizações de um dispositivo nem sempre são generalizadas. Há alguns updates focados em segmentos específicos. No entanto, mesmo sendo específicos, estes podem ter impacto na performance global do teu telemóvel.
Se for esse o caso, outra hipótese poderá ser voltar à versão anterior e estável do software. É de salientar que a reversão do sistema pode variar consoante o modelo da Xiaomi. A recomendação dada pela Xiaomi Time é “consultar a documentação oficial ou membros experientes da comunidade antes de prosseguir”.