
Nos últimos anos, os veículos elétricos (VEs) têm sido um dos temas de ordem na atualidade do setor automóvel mundial. Desta vez, há novidades sobre a Toyota, que tem planos ambiciosos nesta área, para os anos que aí vêm.
Tal como relata o AutoBlog, a Toyota está a trabalhar num novo sistema de baterias para os seus automóveis. O objetivo seria criar baterias em estado sólido, com potencial de vida útil a rondar os 40 anos. De forma a termos uma ideia, é cerca de quatro vezes mais do que permite uma bateria nos dias de hoje.
Nesta fase, as previsões indicam que a Toyota pretende arrancar a produção deste tipo de baterias, já em 2027 ou 2028.
O que podemos esperar das baterias de estado sólido?
Um dos grandes destaques das baterias de estado sólido tem a ver com a sua maior autonomia. Estima-se que esta possa atingir os 1000 quilómetros, o que é mais do que as baterias que vemos atualmente nos VEs.
Tendo mais autonomia, as baterias em estado sólido ainda conseguem ser menores e mais leves. Quem deu alguns detalhes sobre o assunto foi Keiji Kaita, da Toyota. O próprio disse que o custo de produção pode ser mais caro atualmente, mas que, a longo prazo, será bem mais barato do que as baterias atuais.
Outra declaração interessante de Kaita tem a ver com o facto de, ao 40º ano de vida útil, as baterias da Toyota poderem conservar 90% da sua capacidade. Desta maneira, a bateria teria uma vida útil previsivelmente superior à do próprio veículo.
Sendo a conservação da bateria uma das principais “preocupações” dos proprietários de carros elétricos, uma bateria que dure 40 anos é sempre uma notícia animadora. Agora a questão é saber se o plano da Toyota se cumpre mesmo e se o prazo é minimamente realista.
A corrida a este tipo de baterias tem sido bastante evidente e, tal como o 4gnews noticiou, foi recentemente anunciada uma nova bateria Jinshi, com apoio da Volkswagen. Esta permite 1000 km de autonomia e mais de 3.000 ciclos de carga.
