O WhatsApp é a aplicação de mensagens e plataforma de comunicações instantâneas mais popular do mundo, sendo usado por mais de dois mil milhões de pessoas. É tido como opção segura para falar com a família e amigos graças à encriptação de ponta a ponta.
Ao mesmo tempo, é uma solução conveniente e repleta de funções úteis, fatores que também ajudaram este serviço a crescer. No entanto, a plataforma detida pelo grupo Facebook também tem feito várias manchetes pelas piores razões nos últimos meses.
Alguns utilizadores são banidos do WhatsApp sem saber porquê
Após termos dado a conhecer uma falha de segurança que permite, sem grande dificuldade, suspender a conta de um utilizador, damos agora conta de uma tendência preocupante. Há mais utilizadores a apontarem um bloqueio da sua conta de WhatsApp.
Para a sintomática apontada existem algumas explicações, também já apontadas pela plataforma, para o bloqueio da conta de utilizador sem razão aparente. Note-se que este bloqueio pode ser temporário (suspensão) ou definitivo (encerramento da conta).
O motivo mais comum é a utilização de uma versão do WhatsApp não suportada. A mais recente sendo o "WhatsApp 2", versão que tem sido divulgada nas redes sociais e já denunciada pela própria empresa como app não oficial / não suportada.
Não devem ser usadas apps de terceiros para "modificar o WhatsApp"
Existem diversas versões alteradas do WhatsApp que permitem personalizar diversos aspetos da plataforma, no entanto, a empresa faz saber que a utilização destas apps pode resultar no bloqueio, suspenso e em última instância, encerramento da conta.
A tecnológica não reconhece a autenticidade, nem suporta, a utilização de versões não aprovadas da aplicação de mensagens. Aliás, considera as mesmas como nefastas e enquadradas no comportamento de violação dos seus termos de serviço.
Com efeito, a WhatsApp Plus e GB WhatsApp são especificamente mencionadas pela plataforma de comunicação. Em ambos os casos, o uso destas versões alteradas é tido como abusivo e resultará na aplicação de um bloqueio temporário, ou definitivo à conta.
Sublinhamos que para o utilizador destas versões não oficiais resultará uma restrição temporária. Caso este não mude para uma versão oficial da app WhatsApp, o bloqueio passa a definitivo, sendo a conta encerrada pela empresa.
O envio em massa de mensagens também resulta no bloqueio do WhatsApp
Outro dos cenários e comportamentos passíveis de bloqueio pelo WhatsApp é o envio de mensagens em massa, ou disparos em massa. Note-se que a plataforma não ter um número específico, ou limite concreto para o número de vezes que uma mesma mensagem pode ser enviada para os vários contactos.
No entanto, há limites aplicados para o número de vezes que uma mesma mensagem pode ser enviada para um contacto. Portanto, caso o utilizador ultrapasse esta barreira imposta pela plataforma, o mesmo será sinalizado e pode ser bloqueado pela app.
Vale ainda frisar que o WhatsApp detetará quando um contacto efetuar envios em massa para diferentes números. Instância em que também serão aplicadas medidas corretivas à conta em questão, podendo resultar no bloqueio da conta.
Estas são as duas causas mais comuns para alguém ser banido do WhatsApp. O uso de versões não oficiais e/ou alteradas, bem como o abuso dos envios de mensagens em massa.
Editores 4gnews recomendam:
- Xiaomi: especificações reveladas para o smartphone gaming da Redmi
- Google Chrome: browser tem nova opção incrivelmente útil a caminho!
- Tesla: carros elétricos com Autopilot ativo são até 10x mais seguros