
Pista encontrada no código do Google Play Services para Wear OS
A novidade chega através do site Android Authority que explorou o código do Google Play Services para a versão 25.28.34 do Wear OS. Nessa exploração, foi encontrada uma pista: a nova opção “fazer backup agora”.
Estando presente neste código, é bastante provável que a Google adicione esta funcionalidade à sua linha de modelos Pixel Watch.
O novo recurso para backup é provável que seja “apresentado como um botão nas configurações do Pixel Watch”, avança o Android Authority. O que sugere que funcione de forma semelhante à funcionalidade de backup manual, disponível em dispositivos Android.
Mais: com esta opção já não é preciso esperar que o Pixel Watch fique inativo e a carregar para fazer um backup.
Recorde-se que, neste momento, para fazer um backup do Pixel Watch é preciso garantir que este está conectado a uma rede Wi-Fi e ao carregador. Com estes requisitos preenchidos, o smartwatch inicia automaticamente o processo de backup.
No entanto, para o fazer é preciso que o utilizador tenha ativado a opção backup nas configurações do smartwatch. Portanto, a confirmar-se a nova opção, passa a ser possível fazer um backup manual e a ter muito mais controlo sobre este recurso.
Mas nova forma de backup vai chegar a todos os smartwatches Wear OS?
No entanto, há que ter em atenção um ponto bastante relevante. Os restantes smartwatches com Wear OS, de acordo com o Android Authority, não vão receber esta funcionalidade.
Tudo porque o Google Play Services não fornece suporte a backups em smartwatches com sistema operativo Wear OS de outras marcas.
A Samsung dispõe de um sistema de backup próprio para os seus smartwatches através de aplicações complementares. Já a OnePlus fornece suporte para backup através da sua app Health. Isto só para citar dois exemplos.