Depois das novidades recentes em relação à memória RAM que o novo smartphone de topo da Samsung poderá receber, a autonomia do S25 Ultra é outro dos tópicos que está a conquistar a atenção dos utilizadores.
Se informações recentes dão conta que o novo modelo continuará a usar uma bateria de 5,000mAh, semelhante à usada no Galaxy S24 Ultra, a verdade é que a mesma bateria poderá receber um boost de autonomia importante, graças à utilização do novo chip Snapdragon 8 Gen 4.
A diferença está no GPU
A componente do processamento gráfico tem sido um dos aspetos em que os fabricantes de chips apostam para alcançar melhorias ao nível da eficiência. E, de acordo com o site Trusted Reviews, é neste componente que a diferença se poderá fazer mais sentir no caso do S25 Ultra.
O site refere que o novo chip da Qualcomm irá incluir o GPU Adreno 750, capaz de rivalizar em desempenho com o Dimensity 9300, da Media tek, mas ‘com metade do consumo’.
O Phone Arena confirma esta ideia, mas volta a alertar para a questão do desempenho global que os modelos baseados no Snapdragon 8 Gen 4 poderão ter. Ou a falta dele.
O site cita o leaker sun.dtsi, que aconselha mesmo os utilizadores a aguardar pelos testes ao SoC Snapdragon 8 Gen 5, a lançar em 2025, antes de comprar smartphones baseados no Snapdragon 8 Gen 4.
Em termos práticos, a opção pelo Galaxy S25 Ultra poderá ser, em parte, uma escolha entre a autonomia/eficiência e o desempenho. O que, para a maioria, poderá não ser assim tão crucial, quando estamos a falar de mais algumas horas de autonomia.
O que poderá tornar-se num trunfo para a Samsung no seu próximo topo de gama Galaxy S, na verdade poderá não ser um trunfo exclusivo. É que qualquer smartphone que incluir o chip Snapdragon 8 Gen 4 irá igualmente beneficiar das características de autonomia e eficiência deste SoC da Qualcomm e, dependendo da bateria usada e da sua otimização, poderá ganhar a 'guerra das autonomias' nos dispositivos de topo.