Auscultadores Sony explodem e provocam queimaduras em criança

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 1 min.

Esta não é a primeira vez que a explosão de um dispositivo eletrónico faz notícia, mas este acontecimento provocou infelizmente ferimentos mais ou menos graves. Uma mulher chinesa relata que os seus auscultadores Sony WI-1000XM2 explodiram quando os ligou à corrente para carregar usando o adaptador para aviões.

A senhora Liu afirma ter comparado o headset no dia 17 de fevereiro, e a explosão acabou por provocar queimaduras na mão direita do seu filho.

Explosão teve origem no carregamento com adaptador para aviões

Segundo o relato, foi durante a noite que tudo aconteceu, quando os WI-1000XM2 estavam a ficar sem carga e precisavam de ser recarregados.

A mulher pediu ao filho para os ligar à tomada, e a criança pegou no adaptador para aviões para conectar ao transformador. Mal ocorreu a transferência de energia elétrica, deu-se uma explosão que atingiu a mão direita da criança.

A Sony menciona especificamente que o adaptador não deve ser usado para carregar os auscultadores, mas estes utilizadores não leram as instruções antes de proceder à operação.

Mais ainda, está especificamente dito no folheto que ligar o adaptador de voo a uma tomada vai provocar danos graves ao dispositivo. Mesmo não mencionando possíveis danos ao utilizador parece que este é um caso de utilização indevida do aparelho.

Revendedora e marca recusam responsabilidades

A senhora efetuou uma reclamação junto da loja onde havia comprado os auscultadores, mas imediatamente lhe foi dito que o incidente foi provocado por sua responsabilidade.

Mesmo com a insistência da senhora Liu, o retalhista recusou assumir responsabilidade pelo sucedido, uma vez que teve origem na utilização imprópria por parte do utilizador.

Depois deste incidente se tornar público, mais relatos semelhantes têm surgido essencialmente em território chinês.

Fica porém o aviso, é sempre bom ler e entender as instruções de segurança dos dispositivos eletrónicos. Da mesma forma, as fabricantes devem fazer um esforço para facilitar o acesso a essas informações que podem evitar acidentes com consequências.

Editores 4gnews recomendam:

  • Redmi AirDots 3 apresentados com melhor qualidade de som e preço irresistível
  • Realme Buds Air 2 TWS: auriculares sem fios com ANC por menos de €40
  • Huawei revela projeto da Casa Inteligente conectada pelo HarmonyOS
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.