“Estamos entusiasmados por estarmos a colaborar com vários dos nossos clientes para trazer os primeiros dispositivos com XPAN para o mercado, e estes serão anunciados muito, muito em breve”.
É desta forma que a Qualcomm está a anunciar a chegada dos primeiros auriculares sem fios baseados na sua tecnologia ‘Expanded Personal Area Network’ (XPAN), que permite transmitir som para os auscultadores através de sinal Wi-Fi, em substituição do normal Bluetooth.
O anúncio original da Qualcomm remonta a 2023, quando o fabricante prometeu os primeiros modelos de phones com XPAN para 2024, mas a verdade é que não são conhecidas propostas comerciais que confirmassem essas promessas.
Agora, segundo a Qualcomm, será mesmo de vez. Mas o que vai acontecer com o Bluetooth?
Áudio sem perdas com mais distância
A tecnologia XPAN permite que produtos de áudio sem fio transmitam por Wi-Fi, proporcionando um alcance superior ao que o Bluetooth permite.
Ao não requerer que emissor e recetor de sinal estejam visíveis ou muito próximo, isto significa que um utilizador com auscultadores com XPAN poderá, por exemplo, andar pela casa enquanto ouve a sua música, sem interrupções causadas pela distância.
De acordo com o site Android Authority, a Qualcomm garante que esta tecnologia permite a transmissão de áudio ‘sem perdas’ com 24 bits de resolução e 96 kHz de amostragem, mantendo um consumo de energia idêntico ao de uma transmissão Bluetooth a 96 kHz, mas com perda de qualidade.
Por outro lado, o fabricante refere que a tecnologia XPAN não obriga à escolha entre áudio com alta taxa de bits ou baixa latência, tal como acontece com o Bluetooth em cenários com jogos, por exemplo.
Como fica o Bluetooth?
O lançamento dos primeiros auscultadores com tecnologia XPAN, quando acontecer, não significa necessariamente que a tecnologia Bluetooth esteja condenada. Pelo menos, nos anos próximos.
É que além da gigantesca base instalada de dispositivos e das evoluções que esta tecnologia tem registado, a tecnologia XPAN deverá funcionar em paralelo com o Bluetooth.
Por exemplo, sempre que um utilizador estiver longe da fonte de áudio pode usar a vertente Wi-Fi, mudando automaticamente para Bluetooth quando estiver mais próximo, de forma a garantir melhor qualidade de som.
Para já a tecnologia XPAN é disponibilizada pela Qualcomm através das suas plataformas/SoCs S7 e S7 Pro Sound Platform e suportada também pela sua geração de SOC mmóveis mais recente, como é o caso da plataforma Snapdragon 8 Elite Mobile.
Enquanto não chegam as primeiras propostas de auscultadores com XPAN, podes sempre conhecer os 14 melhores auriculares Bluetooth de 2024 que podes comprar.