Prepara-te para um aumento do preço dos smartphones em 2018

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

Os smartphones de 2017 iniciaram uma cadeia de eventos que farão que os dispositivos de 2018 sejam apelativos mas bem mais "dolorosos". Quando a LG apresentou o LG G6 na Mobile World Congress revelou pela primeira vez um smartphone com ecrã 18:9.

O modelo da LG foi rapidamente apagado pela apresentação do Samsung Galaxy S8 e S8+ com a mesma tecnologia. A Samsung decidiu puxar um pouco mais (18.5:9) e o seu enorme sucesso é a razão deste futuro problema.

Vê ainda: Google Play Store com 25 Apps temporariamente gratuitas para Android

Todos sabemos que smartphones topos de gama de qualidade são replicados vezes sem conta. Embora contem com designs diferentes, as suas tecnologias são adotadas por outras marcas. Esta nova ideologia 18:9 é um exemplo disso mesmo.

Smartphones com ecrã 18:9 deverão ser aos montes em 2018!

De acordo a DigiTimes, a grande demanda de ecrãs 18:9 fará com que os preços dos smartphones subam de uma forma considerável em 2018. As informações garantem que a procura é maior do que a oferta que se vai conseguindo satisfazer. São poucos os fabricantes com capacidade física para conseguir fornecer milhões de ecrãs com a nova ideologia.

De referir ainda que comparado com o típico 16:9, este novo tamanho obriga a uma investimento de mais 20% em vidro e painel táctil.

Todos estes "problemas" obrigarão as marcas a investir mais para trazer o novo formato aos seus smartphones. Isto significa que, seja ele topo de gama ou não, um smartphone com ecrã 18:9 deverá custar mais ao consumidor final que o mesmo smartphone com ecrã 16:9.

É possível que tudo isto seja apenas durante uns tempos. Lembro que há uns anos os ecrãs OLED eram bem mais caros e nos dias de hoje o valor não é assim tão diferente quanto isso. Pensemos positivo!

Outros assuntos relevantes:

Google Assistant para iOS tem um novo aspecto no teu iPhone e não só!

Google Contactos 2.2 traz modificações interessantes à aplicação Android

Apple iPhone 7 e iOS 11 – Do pesadelo ao regresso a casa!

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.