O RS E-Tron GT Performance é o primeiro modelo de perfomance (RS) da Audi com uma motorização totalmente elétrica. A transferir uma potência máxima de até 680kW (925 cavalos), o modelo Gran Turismo apresenta elementos de design notáveis, além de ser o carro de produção mais potente que a Audi já construiu.
Este lançamento completa uma formação de três exemplares no modelo: o Audi S E-Tron GT, o RS E-Tron GT e agora, o novo RS E-Tron GT Performance.
Mudanças subtis num design já conhecido
Visualmente, o novo modelo E-Tron GT Performance não é muito diferente da sua família. Tem algumas atualizações àquilo que a Audi chama de “Singleframe Grille”, como a faixa da cor da carroçaria em cima desta grelha e o efeito 3D de “Honeycomb”, presente noutros modelos RS.
Além disso, as suas condutas de ar dianteiras também apresentam um aspeto mais desportivo.
De resto, o E-Tron GT mantém os seus faróis dianteiros agressivos e faróis traseiros em formato de arco, bem como uma postura de chassis muito agressiva e semelhante àquela de um “muscle car”.
Em termos de interior, este exemplar possui um painel de instrumentos, consola central e painel com display quase idênticos aos modelos da sua família.
O volante é novo e diferente dos outros lançamentos, apresentando um design mais desportivo e uma cobertura de camurça. Em todos os modelos, o volante é plano em cima e em baixo, mas os modelos RS têm uma faixa vermelha no topo, bem como dois botões vermelhos com a marcação “Boost” e “RS”.
O primeiro botão, “Boost”, proporciona um aumento de potência de 94 cavalos em 10 segundos, o que permite utilizar a potência máxima do sedan. O segundo percorre os dois modos de condução RS, personalizáveis no sistema do próprio automóvel.
No entanto, a maior novidade assenta mesmo no teto de abrir opcional, que passa de opaco a transparente no clique de um botão.
As novidades debaixo do capô
As atualizações mais importantes encontram-se mesmo no interior da caixa do automóvel. Os novos modelos E-Tron GT possuem um conjunto de baterias de 105 kWh de maior densidade, pesando cerca de 9 quilos a menos que os seus antecessores. Este novo conjunto de baterias permite que o exemplar possa percorrer até 378 quilómetros entre carregamentos.
Quando é necessário carregar, todos os modelos E-Tron GT suportam agora um carregamento de até 320 kW, com o qual poderão passar de 10% a 80% da bateria em apenas 18 minutos.
E não é só em carregamento que este automóvel se mostra extremamente rápido - O Audi RS E-Tron GT Performance produz agora uns impressionantes 912 cavalos de potência, mais do que qualquer outro Audi na história. O anterior detentor do recorde era o RS E-Tron GT, que este novo supera em 275 cavalos. Para uma comparação exterior, é também 275 cavalos a mais do que um Nissan Skyline GT-R R34, um ícone das gerações passadas.