Atualização de outubro para Windows 10 representa apenas 29% do mercado

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Foi uma das atualizações para o Windows 10 que mais controvérsia gerou entre a comunidade. Assim sendo, não é de admirar que a sua adoção esteja longe de atualizações passadas. Para ser mais preciso, a Windows 10 October 2018 Update representa apenas 29.3% do universo Windows.

Os dados são da AdDuplex e mostram-nos o quanto os utilizadores têm fugido desta atualização. Quatro meses depois da sua disponibilização final, muitos continuam a achar que não vale a pena instalar esta atualização no seu PC.

Importa notar que a Windows 10 October 2018 Update chegou de forma definitiva apenas em dezembro. Embora tenha sido libertada, pela primeira vez em outubro do ano passado, os vários bugs a ela associados levaram a que a empresa de Redmond fosse adiando sucessivamente a sua disponibilização final.

A mais problemática atualização para o Windows 10 está longe de ser a mais usada

Segundo os dados da AdDuplex, a versão mais usada do Windows 10 continua a ser a 1803. Esta diz respeito à Windows 10 April 2018 Update, lançada em abril do ano passado, e que vigora em 63.2% dos PC´s com este sistema operativo.

Em terceiro lugar, temos então a Creators Update, com uma representação de 3.5%. Em seguida, temos a Fall Creators Update em 3.3% dos computadores ativos e, por fim, a May 2019 Update respeitante ao programa Insiders em 0.8% de dispositivos.

Enquanto consigo perceber o porquê de os utilizadores fugirem da atualização de outubro, não compreendo como é que ainda há quem se contente com atualizações do ano anterior.

Importa notar que todas as atualizações para o Windows 10 são gratuitas, pelo que não há custos associados ao seu processo de instalação. Para não falar nas mais variadas atualizações de segurança e novas funcionalidades que a Microsoft emprega nessas atualizações.

Para aqueles que ainda estão em atualizações de 2017, o meu conselho é que se dirijam imediatamente às Definições - Atualizações e Segurança - Windows Update e que instalem a mais recente atualização disponível. Não só terão acesso às mais recentes funcionalidades para o Windows 10 como a todas as melhorias de segurança lançadas para o sistema operativo nos últimos meses.

Editores 4gnews recomendam:

  • Atualização de maio do WIndows 10 terá problemas com unidades de armazenamento USB
  • Google parece não ter nada contra o novo Microsoft Edge
  • Aprende como desativar, fazer excepções ou remover o AdBlock
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.