Atualização do Google Fotos: As tuas fotografias ficarão mais seguras

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 3 min.

O Google Fotos é sem margem para dúvida uma das melhores aplicações na Google Play Store ou Apple App Store. Ao contrário da empresa da maçã trincada, a Google oferece a todos os utilizadores Android ou iOS possibilidade de guardar todas as suas fotografias de forma segura e ilimitada.

Quando a aplicação foi anunciada, há dois anos, muita gente desconfiou da empresa de Mountain View. Afinal de contas, oferecer espaço ilimitado não era (nem é) brincadeira.

Vê ainda: Google Play Awards – estas são as 9 melhores Apps para Android em 2018

Dois anos depois a aplicação continua desconhecida para muitos e é uma das que mais recomendo no dia-a-dia.

Para além de ser uma cloud quase perfeita, é movida com inteligência artificial na pesquisa. Imagina, por exemplo, que queres ver uma fotografia mas não te lembras quando ou onde foi tirada. Também não tens paciência de procurar no meio de milhares de fotos. A única coisa que sabes é que estava um carro vermelho no fundo da imagem. Simplesmente escreves na pesquisa "carro vermelho" e encontrarás a fotografia de forma rápida.

Google Fotos é a cloud perfeita para as tuas fotografias

A Google I/O trouxe-nos ainda mais possibilidades na aplicação da Google. Porém, uma das informações que a marca americana não revelou, e que se encontraram evidências que estará disposta na próxima atualização, é a proteção das tuas fotografias de forma ainda mais segura.

De acordo com o teardown da aplicação pelo "Android Police", é revelado no código fonte que a aplicação Google Fotos dará aos utilizadores de bloquear as suas fotografias com sensor biométrico. Fotografias e álbuns. Ao que parece, poderás definir quais as fotografias que queres que sejas o único a visualizar e poderás ativar o reconhecimento de impressão digital para as ver.

Na Google I/O, conferência para desenvolvedores Google, foi referido que ainda este ano o Google Fotos traria:

Ações sugeridas: Imagina que vais a um casamento e tiras uma quantidade de fotografias com o teu melhor amigo. Quando chegares a casa e estiveres a ver as tuas recordações, a Google detectará que o teu amigo (que está guardado nos contactos) está na fotografia, e sugere para que partilhes as fotos com ele. Em apenas um clique as fotografias são partilhadas.

Melhorar brilho: Tiraste uma fotografia com baixa luminosidade e não tens mãos para o Photoshop? Sem problema! O google Fotos conseguirá detectar quando uma fotografia tem pouca luminosidade e dá-te a informação para dares mais brilho. Um clique depois, a fotografia estará melhor.

Google Fotos é grátis para Android e iOS

Documentos para PDF: Um dos maiores problemas dos dias de hoje é enviar documentos. Ter de assinar os papéis, tirar uma fotografia direita e passar a foto por uma aplicação de PDF. Só depois anexar ao email. Agora podes tirar a fotografia ao documento (mesmo que não esteja na posição perfeita) e com um clique transformas a foto em PDF.

Adicionar ou retirar cor: Esta é uma das minhas preferidas. Podes dar ou retirar cor às fotografias também com um clique. Tens uma fotografia a preto e branco dos teus avós? Sem problema, a Google faz com que fique a cores. Queres que numa fotografia de retrato o fundo fique em preto e branco? Adivinhaste… Tudo com um clique.

A nova atualização deverá chegar em breve, contudo, não é garantido que teremos, pelo menos para já, esta funcionalidade de sensor biométrico.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Android. Xiaomi Redmi S2 anunciado oficialmente!

OnePlus prepara ofertas especiais para o seu novo OnePlus 6

Xiaomi e Nokia já estão no Top 5 das maiores marcas na Europa – Canalys

Fonte

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.