A Google enviou um aviso para o 2 mil milhões de utilizadores que utilizam regularmente o seu browser, Google Chrome. Este aviso não deve ser recebido de ânimo leve, pois pretende garantir a segurança dos muitos milhões de utilizadores e para isso, precisam apenas de atualizar o browser.
No aviso, a Google não revela nenhum detalhe sobre a falha de segurança identificada pela empresa Sophos. Avisam apenas que o Google Chrome tem uma falha de segurança critica que afeta utilizadores de Windows, Mac e Linux. De forma a garantir a segurança dos utilizadores, vão esperar até que a esmagadora maioria atualize o Google Chrome antes de revelar detalhes.
Como podes garantir a tua segurança? Atualiza o Google Chrome, é fácil
Com o aviso, a Google confirmou que já implementou uma resolução eficaz para esta falha de segurança, já disponível na mais recente versão do Google Chrome (v81.0.40.44.113). Para atualizares o teu Google Chrome vais apenas precisar de seguir estes simples passos:
- Clica no ícone dos três pontos no canto superior direito da janela do Google Chrome
- Através da aba Help/Ajuda, carrega em About/Sobre Google Chrome
- Vai ser aberta uma nova aba onde verás se tens a versão mais recente do Chrome ou se tens alguma atualização disponível
Depois de realizares estes rápidos passos, vais poder ficar de consciência tranquila, pois o teu Google Chrome estará na sua versão mais recente e a perigosa falha de segurança já não te irá afetar.
Ainda que a Google não tenha revelado muitos detalhes, a empresa Sophos revela que este tipo de bug possibilita aos hackers ignorar os habituais controlos de segurança do browser, assim como os tradicionais pop-ups que pedem confirmação dos utilizadores.
Conseguindo evitar todas estas medidas de segurança, os hackers conseguiriam correr linhas de código no teu computador remotamente, sem qualquer aviso ou forma de deteção.
Editores 4gnews recomendam:
- Usas o Calendário Google? Vais gostar da nova funcionalidade!
- Google prepara um cartão de crédito concorrente ao Apple Card
- Google bloqueia diariamente milhões de emails maliciosos relacionados com o Coronavírus