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Atraso de GTA VI gera corrida dos estúdios por lançamentos - e estes serão os primeiros

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 4 min.

O anúncio oficial do adiamento de Grand Theft Auto VI para maio de 2026 foi recebido pelos fãs como uma deceção. Os restantes estúdios de videojogos, contudo, viram a decisão da Rockstar Games de outra forma: como uma grande oportunidade. Isto porque o adiamento de GTA VI abriu uma janela inesperada e valiosa para lançamentos num dos períodos mais estratégicos do calendário.

Com a ausência do título mais aguardado da década no final de 2025, o outono deste ano ganha nova vida como palco de estreia para franquias que, de outra forma, estariam condenadas à sombra do colosso da Rockstar Games.

Lançamentos reposicionados e oportunidades de ouro

GTA VI
Imagem: Divulgação / Rockstar Games

A decisão da Take-Two Interactive, casa-mãe da Rockstar, sobre o adiamento de GTA VI está a ser recebida com entusiasmo nos bastidores da indústria. Analistas e executivos ouvidos pela Reuters antecipam uma avalanche de anúncios de datas de lançamento nos próximos meses, numa tentativa de capitalizar esta folga inesperada no calendário.

"Os estúdios adiaram o anúncio das datas de lançamento dos seus jogos. Lançar depois ou mesmo um pouco antes de GTA VI diminuiria as suas vendas. Esperem uma série de anúncios nos próximos meses de jogos que agora terão lançamento previsto para o outono”, explicou Obbe Vermeij, ex-diretor técnico da Rockstar Games.

E os estúdios não perderam tempo. Apenas quatro dias após a confirmação do adiamento, a Electronic Arts foi a primeira a reagir, anunciando que o novo Battlefield será lançado ainda neste ano fiscal, que termina em março de 2026. A própria Take-Two planeia usar a mesma janela para lançar Mafia: The Old Country.

Outros estúdios também estão de olho no novo cenário. Jogos como Dying Light: The Beast, da Techland, e Killing Floor 3, da Embracer, ainda sem datas definidas, podem agora emergir como protagonistas num outono que até há pouco estava completamente bloqueado.

EA e Activision: os primeiros grandes beneficiados

battlefield
Imagem: Divulgação / EA

Com o campo mais livre, a EA já colheu frutos. O anúncio do novo Battlefield fez disparar as ações da empresa e foi destacado com entusiasmo pelo CEO Andrew Wilson numa conferência recente com investidores. “A janela está mais clara do que antes”, afirmou, referindo-se ao mercado sem GTA VI.

Segundo Joost van Dreunen, professor de jogos na Stern School of Business (NYU), a EA pode agora vender entre 4 a 5 milhões de unidades do novo Battlefield até ao fim do seu ano fiscal — uma projeção que seria de apenas 3 a 4 milhões se o jogo da Rockstar estivesse no mercado ao mesmo tempo.

mafia the old country
Imagem: Divulgação / Take-Two

Além disso, outras franquias anuais da EA como FC (antigo FIFA) e Madden NFL também deverão enfrentar menos concorrência direta, o que pode reforçar o seu desempenho.

Chris Hewish, diretor de estratégia da fintech de jogos Xsolla, vai mais longe e aponta para a oportunidade de monetização adicional dos jogos com operações ao vivo — seja nos desportivos, seja em títulos como Apex Legends.

A lógica do outono e os limites da flexibilidade

A corrida por lançamentos entre setembro e início de dezembro é compreensível. Esta é a época de ouro para a indústria, impulsionada pelas compras de fim de ano e pelas promoções. No entanto, nem todos têm capacidade para mudar os planos a tempo.

Jogos de grande escala têm ciclos de desenvolvimento longos, entre cinco a sete anos, o que dificulta ajustes de última hora. Com isso, a janela de oportunidade abre-se sobretudo para estúdios com títulos quase finalizados, remasterizações, expansões ou mesmo lançamentos de menor escala.

Mas nem tudo são certezas

Apesar do entusiasmo, os analistas também alertam que o aumento de lançamentos pode gerar uma nova saturação no mercado — e, num momento de pressão sobre o orçamento dos consumidores, isso pode dificultar o sucesso comercial de todos os envolvidos.

O próprio adiamento de GTA VI levanta dúvidas sobre o crescimento da indústria em 2025. Estimava-se que o jogo pudesse gerar receitas bilionárias em poucas semanas e impulsionar vendas de consolas.

Agora, com os preços das principais consolas — como PlayStation e Xbox — em queda e a pressão das tarifas norte-americanas sobre países como Japão, China e Vietname, o contexto torna-se mais delicado.

Ainda assim, há sinais de resiliência. Tanto a Roblox como a EA apresentaram previsões acima das estimativas de Wall Street, e os especialistas acreditam que a chegada de títulos sólidos no final do ano poderá compensar a ausência de GTA VI.

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Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.